TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia dos calculos atuariais

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA

        

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM

CIENCIAS CONTABEIS 7° SEMESTRE

A IMPORTANCIA DOS CALCULOS ATUARIAIS

Ciencias Contabeis

 

        

                                         Debora Ancantara

                                         Evandro Costa Pena

                                         Ezequias Ferreira Santos  

                                         Francisco de Assis Araújo

                                         Maria Nunes

São Bernardo 2014

          Definição dos calculos Atuariais

Os calculos atuariais são utilizados para fazer analises de riscos e expectativas principalmente na administração de seguros e fundos de pensão utilizando conhecimentos de matematica, estatistica e financeiros.

Estes calculos são extremamente importantes para proporcionar equillibrio para que as contribuições e os aportes sejam sempre suficientes para arcar com os pagamentos de despesas administrativas e beneficios dos segurados.

Utilizando essas tecnicas conseguimos combinar variaveis como valor de mercado dos ativos (NAV),  expectativa de aumentos salariais dos participantes no fundo, expectativa de aumento dos pensionistas, expectativa dos retornos futuros do ativo no fundo, condições para aceder ao fundo, condições esperadas para o fundo até passar a situação do beneficiario, tabela de mortalidade para os participantes do fundo para determinar o final da condição do beneficiario.

Riscos

                                                                       “      A palavra “risco” deriva do italiano “risicare”, que      significa “ousar”.  Neste sentido, o risco é uma opção, e não um destino. “Desafio aos Deuses” – Peter L. Bernstein ”

Risco pode ser definido como a probrabilidade que ocorra um evento negativo que gere prejuizo economico sendo classificados como risco possivel, incerto, futuro, mensuravel, homogeneo e não catastrofico.

Exemplos de Riscos.

  • Aumento da expectativa de vida reduz valor da aposentadoria.
  • Aumento da expectativa de vida altera calculo da aposentadoria.
  • Ameaça dos juros em quedas (Planos de aposentadoria que sofrem com a redução da taxa Selic e prejudicam o plano traçado para receber determinado dinheiro na
  • aposentadoria tendo como solução para o problema a contribuição para o INSS por um tempo maior ou o aumento da contribuição para o INSS)
  • Aumento ou diminuição na mortalidade de invalidos (Visto que mensalmente as pessoas invalidas recebem dinheiro do governo o valor das taxas pode ser alterado levando em conta se o numero de invalidos esta aumentando ou diminuindo)

Uma medida importante para diminuir o risco e assim não ser pego desprevinido é sempre observar as noticias relacionadas a economia e estatisticas que venham a interferir de modo direto na base do calculo atuarial que você esta planejando ou executando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com