TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Calculo Atuarial No Mercado De Seguros?

Casos: A Importância Do Calculo Atuarial No Mercado De Seguros?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

1. A importância do calculo atuarial no mercado de seguros?

Para determinar riscos e retorno no mercado de seguros, tanto quanto no mercado financeiro, foi criado o calculo atuarial, que nada mais é do que um conhecimento profundo no histórico do mercado, através de cálculos, estatísticas e hipóteses, onde se forma o valor atual de um conjunto de obrigações a pagar ou a receber no futuro.

Esse calculo é responsável por diversos cálculos atualmente, como por exemplo ele é o responsável por determinar o quanto uma pessoa deve pagar por um seguro de automóvel. Deste modo na área de seguro ele calcula probabilidades e é o responsável por prêmios e indenizações.

Podemos notar que o calculo atuarial tem uma importância muito grande dentro do mercado de seguros, pois ele será o responsável por garantir o pagamento de todos os compromissos futuros.

Primeiramente teremos a criação do produto, onde o calculo atuarial será responsável por fazer analise de quanto custara o mesmo. Em seguida devemos calcular a venda, onde ira selecionar os riscos dos seguros, para determinar o que devemos aceitar ou não e selecionar quais os clientes deve investir. Após esses cálculos ele fará a administração do produto para fazer as reservas, que seria um calculo que mostraria a seguradora o quanto ele deve guardar do que o segurado paga, para a empresa pagar despesas futuras, para então determinar qual o lucro ou a perda do período calculado.

Com o calculo atuarial os juros no mercado de seguros puderam ser reduzidos, comparados a antigamente, pois agora as funções ficaram mais estratégicas e os cálculos mais complexos, deste modo os seguros passaram a ser essenciais e por esse motivo os juros reduziram.

Por tanto, podemos concluir que o calculo atuarial é fundamental no mercado de seguros, pois sem ele seria muito arriscado investir no ramo, já que o segurado paga um valor mensal e ou anual, e nunca sabemos quando ele precisara acionar o seguro. Então é através das técnicas matemáticas que estimamos os compromissos futuros, para que então quando o segurado precisar, eles utilizem o fundo de reservas que fizeram através da administração do produto, para então pagar a estimada despesa futura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com