TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Calculo Mental

Monografias: A Importancia Do Calculo Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.

É importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio lógico, mas não devemos nos esquecer de que cada criança tem uma necessidade diferente em cada disciplina e devemos respeitar o tempo destas.

Muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e falar a tabuada mais rápido do que outras que estariam usando uma calculadora por exemplo.

No dia a dia, nem sempre é necessário chegar ao valor exato ao final de uma conta. Na maioria das vezes, basta uma aproximação para tomar uma decisão: o dinheiro vai dar para comprar tudo o que preciso na cantina da escola?

O cálculo mental é a forma mais complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de resolver problemas matemáticos e o responsável pela resolução do problema é a mente, que quanto mais aguçada, estimulada torna-se mais rápida para responder situações problema.

Faz-se necessário que a criança pegue, junte, separe, aperte, amasse objetos a fim de chegar aos conceitos e ações próprias do conhecimento matemático. Manipulando objetos serão trabalhados os setes esquemas mentais básicos para aprendizagem matemática: classificação, comparação, conservação, correspondência, inclusão, sequenciação e seriação

Segundo Derussi, “a construção do número implica fundamentalmente nas experiências de relações que os educandos realizam dentro e fora do âmbito escolar”

A prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas escolas brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a concentração, além disso o trabalho sistemático envolvendo o cálculo mental possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo.

No entanto, nas escolas o cálculo mental não é valorizado, o foco continua sendo no ensino da conta armada, fazer contas de cabeça sempre foi considerado uma estratégia inadequada, porém no nosso cotidiano nos deparamos com situações que, sem o uso do algoritmo, sem lápis e papel, fazemos aproximações, decomposições, aproximamos números e alcançamos o resultado com segurança.

O cálculo mental permite maior flexibilidade de calcular, maior segurança e consciência na realização e confirmação dos resultados esperados, tornando-se importante no desenvolvimento da autonomia do aluno, na capacidade de enfrentar problemas.

http://pedagogiamatematica.arteblog.com.br/863653/A-IMPORTANCIA-DO-CALCULO-MENTAL/

http://desco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com