TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Auditoria Interna para as Organizações

Por:   •  30/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da auditoria interna para as organizações

        Auditoria é a análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa que tem como objetivo verificar se as ações dessas organizações estão conforme planejadas por elas, ou se estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo por Lei.

        No caso da auditoria interna essa análise é feita pela própria organização com o objetivo de melhorar os processos internos da organização. Ela deve agir de forma independente e imparcial para fazer um relatório que verifica se os processos internos estão de acordo com o esperado pelos gestores, além de avaliar se esses processos estão de acordo com a lei.

        A auditoria interna funciona como um check up médico, só que dentro de uma organização. Sendo ela a responsável por averiguar se tudo está funcionando conforme o esperado dentro da lei, podendo identificar e em alguns casos até antecipar problemas. É claro que tudo deve ser feito imparcialmente e sem qualquer influência para se ter um relatório mais preciso.

        Deve-se ficar atento que a auditoria interna é responsável apenas por elaborar um relatório listando os problemas detectados, cabendo aos gestores decidirem como irão agir com essas informações. A auditoria interna não tem qualquer autoridade sobre esses membros da organização, tendo acesso apenas aos documentos necessários para a elaboração de seu relatório.

        Vale lembrar que existe auditoria interna e externa, sendo que na externa seus auditores são idenpendentes, não tendo nenhum vínculo com a empresa, servindo mais como uma forma de demonstrar a veracidade das informações da auditoria interna. Já a interna serve mais como uma verificação do estado da empresa para seus gestores.

        Extistem muitos benefícios na auditoria interna, sendo um deles a garantia de que a controladoria interna está cumprindo suas funções e se estão alcançando os resultados esperados. Do mesmo modo, as políticas internas também devem ser seguidas à risca, não servindo apenas como um ideal. A auditoria tem a missão de revelar o quanto elas estão sendo respeitadas e colocadas em prática, bem como seus efeitos na rotina da organização. Além das políticas, as normas também devem ser verificadas. Enquanto o compliance se encarrega de determinar quais são pertinentes e cria meios para a fiscalização, a auditoria interna deve atestar se elas estão sendo atendidas. Ou seja, juntos, esses dois instrumentos são fundamentais para a garantia da conformidade, evitando fraudes e outros problemas decorrentes da falta de ética ou da corrupção dentro da organização.

        A auditoria interna não serve para identificar apenas problemas. Pelo contrário, com ela é mais fácil encontrar pontos que podem ser melhorados ou contribuir para o crescimento da empresa. Inclusive, é por isso que ela costuma ser realizada antes de grandes mudanças, como um processo de fusão ou aquisição.

        Por fim, é importante destacar o quanto a auditoria interna contribui para a tomada de decisões, não só por apontar oportunidades. O fato é que ter uma visão externa – uma vez que os gestores não participam dela – é uma forma de ir além, de perceber e antever diferentes cenários e possibilidades, algo tão importante para a tomada de decisões. A auditoria interna é uma maneira de aumentar a confiança de clientes, fornecedores, colaboradores e outros envolvidos no negócio. Pois é uma maneira de buscar a transparência e a eficiência máxima nos processos, mostrando aos diferentes públicos o quanto isso é importante para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com