TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das informações contábeis para minha formação

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

   UNIGRANRIO - Macaé

Curso: Administração de Empresas (1º período).

A importância das informações contábeis para minha formação.

           A profissão que escolhi me graduar, administrador de empresas, é uma profissão com uma área de atuação bem abrangente com certeza uma das mais amplas no mercado de trabalho e que desempenha funções em todos os segmentos que necessitam de atividades profissionais, pois o administrador pode atuar na administração de um comércio até a administração de uma Holding Nacional ou multinacional.

        A definição tradicional de administrar é: Planejar, organizar e controlar de forma a obter resultados de acordo com os definidos no planejamento estratégico. Alguns especialistas defendem que essa visão tradicional que precisa ser ampliada no sentido de definir o administrador como um profissional capaz de gerir diversos interesses. Precisa ter o conhecimento necessário para articular e conciliar interesses e valores de: fornecedores, clientes, acionistas, colaboradores e Governo. É importante também mencionar que o administrador deve ter uma visão macro do negócio, para absorver todo o conhecimento possível de todas as áreas, a fim de ter embasamento nas tomadas de decisões para conduzir estrategicamente o negócio ou organização que administra.

Dentro da organização o administrador pode exercer varias funções, tais como:

Administração Financeira;

Gestão de Recursos Humanos;

Controladoria;

Planejamento Estratégico;

Controle de Custos;

Comércio Exterior;

Gestão de Informações;

Marketing;

Logística;

Gestão Ambiental;

Controle de Produção;

Gestão de processos;

Pesquisa de Mercado;

Elaboração de Planos de Negócios;

         Analisando as funções que o administrador pode exercer em uma organização observamos que das 14 funções acima, 6 (seis) delas necessitam de conhecimento contábil (algumas necessitam de conhecimentos profundos e outras superficiais). A matéria de contabilidade é umas das matérias mais importantes no curso que optei para me graduar e o nível de absorção e aprendizado dessa matéria será essencial no desempenho das atividades após a conclusão da graduação.

       É claro que a responsabilidade sobre os números de uma organização é do contador (profissional em Ciências Contábeis), pois ele é o responsável, por exemplo, pela emissão dos relatórios contábeis, balanço patrimonial, DRE (demonstração do resultado do exercício) e o administrador com base nesses dados poderá verificar se os caminhos trilhados pela organização estão de acordo com o planejado ou não, podendo o administrador seguir com o planejado ou ainda rever o planejamento estratégico da organização. No caso dos números não estejam  de acordo com o planejado, o administrador poderá identificar quais são os pontos que estão impactando negativamente no resultado da organização e rever o planejamento inicial estabelecendo um plano de ação com ações específicas e direcionadas para corrigir os pontos identificados.

     Em algumas organizações, foram descobertas fraudes milionárias em sua contabilidade e foi motivo de grande repercussão no mercado financeiro pois eram organizações de capital aberto com ações na bolsa de valores, citarei apenas 2 exemplos:

       Master Blenders ( Empresa Holandesa dona das marcas de café Pilão, palheta e café do ponto -  ano de referencia – 2012). Em agosto de 2012 a Master Blenders divulgou um comunicado referente a contabilidade na operação Brasileira que somados totalizavam perdas que variavam entre 212 milhões e 237 milhões de reais, o que provocaria uma revisão dos balanços dos últimos 42 meses. No dia seguinte ao comunicado as ações da empresa, negociadas em Amsterdã, sofreram desvalorização de 7%  causando perdas de aproximadamente 1,2 bilhões de reais. Na primeira semana de Setembro de 2012 foram demitidos o presidente da empresa no Brasil, o diretor financeiro e o segundo executivo de finanças. Segundo as investigações, a maior parte do problema estava no setor de vendas pois para cumprir metas estabelecidas pela matriz e garantir o recebimento dos seus bônus anuais, alguns executivos teriam registrado pedidos de varejistas por conta própria sem que esses fossem oficialmente realizados – pratica conhecida como “antecipação de vendas”. Os varejistas até confirmavam as compras, porém, só se disponibilizavam a fazerem os pagamentos quando efetivamente quisessem receber os produtos, fato que poderia demorar meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com