TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEMANDA E OFERTA DE MERCADO

Por:   •  9/3/2017  •  Seminário  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 5

DEMANDA E OFERTA DE MERCADO

  1. Introdução

        A determinação de modelo para explicação de problemas econômicos fundamentais da economia, são ferramentas utilizadas para explicar os aspectos da realidade e complexidade dos fenômenos econômicos.

        O estudo microeconômico baliza o campo de observação na análise da demanda, oferta, das estruturas de mercado e do equilíbrio de mercado, buscando explicar e proporcionar o entendimento dos mercados pela interação entre consumidores e empresas e suas relações neste ambiente especifico.

        Tendo em vista a análise de um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo mais permanece constante, (em latim, Ceteris Paribus). Dessa forma, o foco do estudo é focado apenas aquele mercado, onde será analisado o papel da oferta e da demanda, supondo que outras variáveis interfiram pouco ou que não interfiram de maneira absoluta.

Suponha que a procura de uma mercadoria geralmente é afetada pelo seu preço e pela renda dos consumidores. Para se verificar o efeito do preço sobre a procura, a renda dos consumidores será mantida constante, permitindo que a avaliação da relação entre procura e renda dos consumidores seja realizada de sem interferências, apresentando um resultado liquido ou puro de cada variável.

  1. Demanda: conceito e as variáveis de que afetam a demanda de um bem.
  1. Conceito.

        Para Viceconti e Neves (2013), a demanda de um determinado bem é dada pela quantidade deste bem que os compradores ou consumidores desejam adquirir num período de tempo.

        Segundo Vasconcellos e Garcia (2014), a demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

        As mercadorias são demandadas porque o seu consumo proporciona algum prazer ou a satisfação de alguma necessidade dos consumidores, ou seja, um bem possui demanda porque possui utilidade.

        A demanda seria a quantidade de uma mercadoria ou serviço que os consumidores desejam adquirir em um determinado período de tempo. Isto vai depender significativamente do preço desta mercadoria ou deste serviço. Quanto menor o preço de um bem, maior será a quantidade demandada; quanto maior o preço, menor a quantidade que cada um estará disposto a comprar

        2.2 Variáveis determinantes que afetam a demanda de um bem

         FATORES QUE DETERMINANTES NA DEMANDA DE UM BEM OU SERVIÇO

Preço do bem

Com o preço menor, maior será disponibilidade do consumidor em adquirir maiores quantidades do bem ou serviço em questão.

Renda do consumidor

Ainda que o preço seja atrativo, o consumidor pode não ter renda suficiente para comprá-lo.

Preço de outros bens

Quando os mercados apresentam bens substitutos, que são conhecidos por substituir outros bens, o consumidor poderá migrar as decisões para aquele que se mostrar atrativo e mais barato.

Os hábitos e gostos dos consumidores

Este determinante pode interferir suplantando o preço, renda e os bens substitutos, tendo em vista que o consumidor não deseja e ou não está habituado ao consumo de deste bem ou serviço.

FONTE: VICECONTI; NEVES (2013).

        Para compreensão da curva de demanda abaixo a seguinte tabela enuncia alguns conceitos e formas de entendimento do conceito de demanda.

Escala de Procura

Alternativa de preço ($)

Quantidade demanda

1,00

11.000

3,00

9.000

6,00

6.000

8,00

4.000

10,00

2.000

Fonte: VASCONCELLOS; GARCIA (2014)

        Apresentação gráfica da curva de demanda.

[pic 2]

Figura 1Fonte: VASCONCELLOS; GARCIA (2014)

Lei geral da demanda: há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada de um bem e o preço deste.

Outras variáveis que afetam a demanda de um bem

  • Bens normais
  • Bens inferiores
  • Bens superiores
  • Bens de consumo saciado
  • Preços de outros bens
  • Bens substitutos e Bens complementares
  • Gostos e preferências dos consumidores

Bens de Giffen e Bens de Veblen

        Bens de Giffen, são bens de pequeno valor mais de grande importância no orçamento do consumidor de baixa renda, uma elevação em seus preços, seu consumo paradoxalmente tende a aumentar, ainda que o seu preço tenha sido aumentado, são mais baratos do que os demais.

        Bens de Veblen, são bens de consumo ostentatório, tais como obras de arte, joias, tapeçarias e automóveis de luxo. Quanto mais caros são mais procurados devido o status e eles proporcionam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (59.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com