TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA, MAIÊUTICA E VISÃO SISTÊMICA

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 3]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SECRETARIADO

ATENÁGORES MARQUES PRAÇA                     RA 6659398037

CARLOS ROBERTO TAVEIRA BOLDATI            RA 1102000403

JAQUELINE LOPES RIBEIRO                              RA 1299112484

JAQUELINE TORRES DE OLIVEIRA                    RA 2485764145

KAREN NAZÁRIO DA CONCEIÇÃO                     RA 1299109064

MAILSON PAULINO DA SILVA                             RA 2485705294

TATIANE MACAMBIRA DE SOUSA                      RA 7627717845

OSASCO – SP

2015

SUMÁRIO

1 ETAPA...........................................................................................3

1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.................................3

2 J. A CONSULTORIA ORGANIZACIONAL....................................4

3 LIDERANÇA, MAIÊUTICA E VISÃO SISTÊMICA........................6

4 ANALISE DO SUPERMERCADO MENDES PEIXOTO................7

5 QUESTIONÁRIO............................................................................8

6 ANÁLISE E CONCLUSÃO..........................................................10

7 ETAPA 2.......................................................................................10

7.1 PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO.............................10

7.2 Personalidade...............................................................................10

7.3 Comportamento............................................................................10

7.4 Análises do Quadro de Funcionários..............................................11

7.5 Análises do Quadro de Funcionários e observações.......................12

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................13

1. ETAPA 1

1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

 A disciplina de comportamento organizacional é o campo de estudo ou conjunto de ações voltados a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A sua influência para o desenvolvimento comportamental dentro da sociedade é de extrema importancia para as organizações. Sua visão para construir passos que revolucione psiquicamente e socialmente os individuos é indispensavel, sendo que o homem em sua essencia trás um uma força a ser trabalhada e desenvolvida para que seja experimentada da melhor forma possivel. As empresas estão em buscas de pessoas que tenham habilidades do dominio proprio, isso quer dizer, um comportamento adequado às normas da mesma. Com o desenvolvimento técnologico, veio a necessidade de um trabalho rapido, preciso na qualidade e em equipe; para isso muitas organizações buscaram visões de novos horizontes no que diz respeito a mão de obra para o trabalho, e dentro dessas visões esta um fator indispensavel para o progresso. O trabalho em equipe. O que chamamos de trabalho em equipe é um termo técnico utilizado como “visão sistêmica”. Segundo a visão, não adianta ter um marketing influênte no mercado, ou um plano de desenvolvimento impecavel e varios processos que solucionem problemas como: oscilação na economia, queda na produção entre outros, se não houver, um trabalho em equipe consistente da produção. Isso se dá pelo fato dos colaboradores absorverem a visão da empresa com a tatica de trabalho, individual e compartilhado. Todos os setores e departamentos de uma empresa precisa ter um desenvolvimento coletivo, com responsabilidade como um todo, não com um departamento.

2 J. A CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

  Empresa Casa Ceará

Para fazer a consultoria organizacional na empresa Casa Ceará, do senhor Luís Augusto, gerente da loja. A nossa empresa, J.A Consultoria organizacional, que tem como finalidade solucionar os problemas organizacionais e comportamentais dentro da empresa solicitante que apresenta uma situação de desmotivação e falta de unidade como um todo. Os seguintes problemas nos foram apesentados:

Falta de trabalho em equipe entre todos os setores;

Desmotivação.

Tecnica de Criatividade de Brainstorm

Para essa analise, vamos utilizar a técnica de Brainstorm para identificar os erros apresentados levantados pela nossa instituição de consultoria, e, soluciona-los:

  1. Abertura da sessão. Nessa parte é explicado os objetivos e é um progenitor de sucessão de ideias entre os participantes deste processo.
  2. Produção de Ideias. A intenção é extrair as ideias do grupo, buscar trazer a tona o maximo possivel de ideias e expor a vista dos participantes. Não se trata de um juiz de valor, mas de uma democracia para tornar a equipe participante e atuante neste campo.
  3. Avaliação das Ideias.  Nessa fase, as ideias apresentadas deverão ser analisadas e questionadas buscando as respostas para os probelamas que estão expostos. Nunca ignorar uma ideia por uma parte não aceitavel, mas buscar contornar para consolidadar a opinião que parte dos participantes.
  4. Eliminação de Ideias. Aqui será eliminado as ideias que partem de interesse pessoal fora do coletivo e que abordem uma parte e não um todo da organização.
  5. Consolidação das ideias votadas e convinientes a serem aprovadas para serem trabalhardas e colocadas em pratica.

Concluimos que os problemas apresentados na empresa Casa Ceará, passaram pelo nosso processo de consultoria, no qual chegamos ao resultado para solução dos problemas apresentados. Convocamos uma reunião com todo o quadro da empresa, todos os departamentos, fizemos uma palestra sobre motivação e a importancia do trabalho em equipe, além de expor que a empresa é o resultado de todos os trabalhos somados. Extraimos de cada funcionario um pensamento sobre o fato da necessidade de se trabalhar em conjunto, pensando na empresa como um todo. Solicitamos opniões sobre melhorias no assunto exposto da parte de quem esta envolvido no operacional, as respostas vieram e a partir destas, criamos uma avaliação para trazer à tona os ansios, pontos fracos e fortes de cada um na empresa para trabalhar o lado comportamental. Selecionamos as ideias coerentes com a realidade da empresa fizemos um novo quadro de trabalho sem modificar o quadro anterior, ao invés colocar ou tirar trabalho para do operacional, resolvemos trabalhar com suas motivações, como dito pelo gerente, senhor Luiz, que estaria a disposição da nossa empresa de consultoria para ver o quadro da sua organização desenvolver e manter continuamente a visão de um todo. Ao gerente, incentivamos a esta um pouco mais a disposição de todos os departamentos, sempre buscando saber as dificuldades e desafios para que o mesmo passe nessa etapa junto, alem de promover um trabalho interligado entre os departamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com