TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 3

Fabiana dos Santos

Matricula 20182301323

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO

Duque de Caxias 2019

Produção de textos e construção social

Quando falamos de leitura, nos abre uma gama de possibilidade para busca e informações seja em jornais, revistas, livros, e-books entre outas formas.

A leitura nos permite entender e aprender a escrita de acordo com sua época, compreender a informação e tirar próprias conclusões sobre o texto.

Nos permite entrar nas histórias das mais divertidas até a mais triste.

Quando lemos uma matéria sobre um desastre natural ou mecânico, somos capazes de imaginar o que pode ter provocado o incidente, o que poderia ser feito para evitar como também podemos imaginar e muitas vezes sentir a dor e a angustia dos envolvidos no desastre.

O mesmo acontece em uma obra de romance, podemos sentir as emoções, as frustações, a dor, a alegria de cada personagem citado no texto.

A leitura tem este poder de nos tornar capazes de concluir um novo desfecho, de negar o proposto, podemos sim concordar e discordar de cada texto de cada história seja fictícia ou real.

Deixo como sugestão de leitura e reflexão o livro “ A cor Purpura” escrito por Alice Walker.

A autora coloca em pauta temáticas de abuso sexual, patriarcalismo, Relação de poder, gravidez precoce, pedofilia, violência doméstica, machismo, enfim... assuntos que se interligam e todos têm como ponte a submissão da mulher perante o homem na sociedade. Distinção de classes sociais, de cor e homossexualidade.

A história é sobre uma jovem que foi abusada pelo pai, pelo marido e sociedade, fala sobre fé, sobre o sofrimento, amor e amizade.

A trama me fez chorar, rir, sentir-me envergonhada, triste, alegre entre outras emoções que a autora me permitiu sentir.

Minha adolescência foi marcada por esta linda história que me fez imaginar o quão sofrido era a vida de Celie, me fez pensar quantas mulheres não passaram por tudo que ela passou e ainda passam.

Este livro influenciou bastante no meu crescimento, na minha formação como mulher. Eu vi muito de muitas mulheres que conheci na adolescência e até de minha pessoa. E ainda vejo até hoje, pois mesmo se tratando de uma obra antiga, o assunto abordado ainda é muito real e atual.

Trecho da obra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com