TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura Dirigida Gestão de Custos

Por:   •  29/1/2022  •  Artigo  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                              [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

PROF. Ângela Rozane Leal de Souza

        

LEITURA DIRIGIDA 1

HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. Editora Pioneira Thomson Learning (ISBN: 978-85-221-0246-4)

Prezado aluno,

As questões abaixo devem servir de guia para a sua leitura do Capítulo 13 “Gestão Estratégica de Custos” p. 422 – 466 do livro acima indicado, que consta no Plano de Ensino e está disponível na biblioteca da FCE (os alunos deverão se organizar para acessar o material). As respostas não precisam ser entregues no Moodle, nem de forma impressa. Devendo ser somente anotadas no caderno, para consulta durante as aulas ou no estudo para as avaliações.

  1. Na gestão estratégica de custos, no que se refere ao posicionamento estratégico, para aumentar valor para o cliente três estratégicas gerais têm sido identificadas: liderança em custos, diferenciação e focalização (segmentação). Explique, com suas palavras, cada uma delas?  As empresas podem escolher uma combinação dessas estratégias?

As empresas que adotam o posicionamento estratégico de liderança em custos seguem um conjunto integrado de medidas tomadas para produzir bens ou serviços com características que são aceitáveis para os clientes com o menor custo em relação aos concorrentes. Além da produção em escala, os esforços para redução e controle de custos em todas as áreas da empresa são importantes nesta estratégia.

A estratégia de diferenciação envolve a criação de uma posição de mercado que é percebida como diferenciada e que seja sustentável a longo prazo. Essa estratégia relaciona-se com o desenvolvimento de um produto ou serviço que oferecem atributos únicos que são valorizados pelos clientes e que estes percebem como sendo melhores ou diferentes do que os produtos da concorrência. O valor acrescentado pela singularidade do produto poderá permitir à empresa cobrar um preço especial por isso. 

As empresas que utilizam a estratégia de focalização podem especializar-se num tipo de consumidor final, áreas geográficas, tamanho de clientes, precificação, etc. Observa-se desta forma as empresas focadas podem se especializar em uma destas dimensões e buscar obter vantagens competitivas sobre seus concorrentes. Esta última estratégia está relacionada a nichos de mercado, ou seja, a empresa se volta para os segmentos dentro de segmentos. Esta estratégia é muito comum em pequenas empresas com recursos limitados, e em divisões menores de grandes organizações.

            A combinação de liderança de custo, diferenciação e focalização não são incompatíveis. Por exemplo, as empresas podem investir na melhoria de seu processo produtivo, acelerando a oferta ao mercado e reduzindo custos, ao mesmo tempo em que investe no aumento da qualidade dos produtos. As combinações dessas estratégias não representam um paradoxo, mas uma alternativa estratégica interessante para ser perseguida, dados os benefícios que ela pode gerar. 

  1. Procure identificar um segmento conhecido e identifique o posicionamento estratégico (liderança em custos, diferenciação, focalização ou combinação entre elas)utilizado (por exemplo: no ramo de varejo/atacado quais são as estratégias de grupos como Zaffari & Bourbon; Hipermercados BIG/Nacional, da rede Walmart; empresas do ramo: (a) como chamada “Empório sem Glúten” em São Paulo, que vende somente produtos específicos que não contém glúten; (b) a “Casa Santa Luzia” um tradicional empório de luxo em São Paulo (os dois últimos podem ser visualizados nos sites: http://www.emporiosemgluten.com.br/ e http://www.santaluzia.com.br/ ). Comente este ramo e, também, identifique outros ramos de negócio, identificando o posicionamento:

Resposta pessoal , porém pertinente com os conceitos da questão 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (422.8 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com