TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios do Design - Leitura Dirigida e Reflexão

Por:   •  30/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Fam - Faculdade de Americana

Publicidade e Propaganda - Design

Isabela Rodrigues Sorbo

Princípios do design - Leitura dirigida e reflexão

[pic 1]

*Todas as informações do pôster são fictícias.

Imagem: Pixabay.com / Google imagens.

Tipografia:Bebas Neue - Dafont.com /  Laughing and Smiling - Dafont.com.

Paleta de cores:

[pic 2]

Defesa da diagramação:

De acordo com o livro de Robin Williams, “Design para quem não é designer”, existem quatro princípios básicos que estão relacionados e funcionam em conjunto na criação de uma arte, são eles: proximidade, contraste, repetição e alinhamento.Levando em consideração estes quatro princípios, criei um poster de divulgação filme fictício.

Acredito que um ponto importante para começar a análise seja a paleta de cores. Como decidi trabalhar com uma uma foto já pronta, tinha que trabalhar o resto dos elementos de forma coerente com as cores da imagem editada, nisso já se aplica os princípios de contraste e repetição. A ideia é que as cores da peça se mantenham ligadas e, ao mesmo tempo, exista um contraste onde informações mais importantes possam ser destacadas. Um exemplo para isso pode ser visto no título do filme “Closing the Ring”, que em comparação com os outros elementos, se destaca pela cor vermelha, o tamanho e a fonte. As informações adicionais, como nomes de atores e créditos, ficam em segundo plano, porém, ainda em contraste com o fundo externos, predominantemente composto por tons escuros. De modo geral, a imagem de fundo do  pôster em si já é construída para dirigir o olhar para o centro, que tem mais luz que as extremidades e dá destaque às duas pessoas.

Os quatro princípios também podem ser percebidos se analisarmos somente as informações em texto. O título do filme precisa de contraste entre as outras informações porque é mais importante, por esse motivo, escolhi uma fonte e tamanho diferentes do usado para os outros textos e uma cor mais chamativa dentro da paleta, que acentua o nome e faz com que o leitor direcione o olhar primeiro para essa informação. A posição central deste texto também contribui para a leitura.

A cor e fonte dos outros textos escritos na peça são iguais para que haja  harmonia, no entanto, se percebe que aquelas informações são secundárias ao título e ocupam lugares diferentes na peça. O nome dos atores ficam no topo, alinhados próximos pois fazem parte do mesmo grupo de informações e isso precisa ficar claro para o observador. Já os créditos e data de lançamento ficam fim da página, sendo as últimas coisas a serem lidas, isso também se confirma pela cultura que temos de ler sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo, logo informações menos importantes vêm por último.

De modo geral, os quatro princípios básico muitas vezes vão estar agindo em conjunto em uma peça, se complementando para criar anúncios harmoniosos que facilitam a leitura conforme o planejado pelo criador. Com eles podemos destacar ou colocar em segundo plano informações e ícones. Tudo isso tem um impacto muito grande na mensagem a ser transmitida e como o receptor vai entendê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (330.4 Kb)   docx (449.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com