TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem e Argumentação

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.287 Palavras (18 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1] 

https://www.google.com.br/

                                                                           ATIVIDADE 1                                                                                                                                 

[pic 2]         Caro aluno(a),

Na aula 1, tratamos sobre questões ligadas à leitura e à escrita. Para exercitar a leitura, você deverá ler os textos propostos e resolver as questões de interpretação. O valor total das atividades das aulas 1 e 2 é 1,25 cada.

Envie as respostas no prazo determinado, isto é ATÉ DIA 23 DE OUTUBRO, por meio do PORTFÓLIO 1 - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.

NOME: Lucinéia Leal

RGM: 103.7016

POLO: EAD Dourados

ATIVIDADES DA AULA 2 – Para agilizar a correção, após responder às questões da aula 2, passe as respostas para o quadro abaixo.

RESPOSTAS

  1  C

2 D

3  B

4  D

5  D

6 B

7 A

8  E

9  C

10  D

AULA 1

ATIVIDADES DA AULA 1 (1.25).

 Responda, a seguir, quais são os elementos de comunicação presentes nas charges abaixo:

 https://amarildocharge.wordpress.com/page/2/ 

[pic 3]

EMISSOR: OAB
RECEPTOR: CONGRESSO (PRESIDENTE DA CAMARA)
MENSAGEM: O PEDIDO DE EMPEACHMENT.
CANAL DE COMUNICAÇÃO:  LINGUAGEM ESCRITA E VISUAL
CÓDIGO: LINGUA PORTUGUESA
REFERENTE: IMPEACHEMENT

FUNÇÃO PREDOMINANTE DA LINGUAGEM   CONATIVA

AULA 2  (LEITURA: INTERPRETAÇÂO DE TEXTOS)-1.25

QUESTÃO 01

A sustentabilidade ecológica pode ser definida como: utilizar os recursos de hoje pensando no dia de amanhã. Ela surgiu da preocupação em adotar práticas que não agridam tanto o meio ambiente e mantenham a qualidade de vida.

Atualmente, a sociedade consome muito mais do que é produzido. Os recursos naturais são utilizados como se não houvesse fim, sendo que muitos não são renováveis. Com isso, o resultado são desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos, poluição, pobreza, fome e até extinção de espécies tanto da fauna como da flora.

Nesse contexto, as organizações empresariais têm um papel muito importante a desempenhar para garantir a sustentabilidade. Eles precisam chegar a um modelo de gestão sustentável que incentiva processos e permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.

Os governos também devem adotar políticas para manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta. Seja por meio do desenvolvimento e adoção de sistemas de monitoramento, ou acordos de cooperação com outros países que tenham um objetivo em comum.

Já em casa, as pessoas podem contribuir com atitudes simples como evitar o desperdício de água, separar o lixo, optar por produtos que não são prejudiciais à natureza, sempre que possível optar pela bicicleta ao invés do carro. Também é necessário ensinar as crianças desde cedo porque a sustentabilidade é um conceito para longo prazo.

FONTE: DEPOSITPHOTOS

 (Disponível: http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/conceito-e-definicao-de-sustentabilidade-ecologica/ Acesso: 16/02/2015).

Segundo o texto, para se atingir o nível de desenvolvimento tecnológico sem esgotar os recursos naturais, é preciso que:

I. As indústrias produzam cada vez mais para suprir a demanda de produtos, já que a sociedade consome mais do que produz.

II. Os consumidores sejam incentivados a consumirem menos produtos industrializados a fim de que os recursos naturais não se esgotem.

III. A sociedade seja conscientizada acerca do consumo de produtos renováveis a fim de que não haja descarte de produtos industrializados no meio ambiente.

IV. A sociedade, a iniciativa privada e o poder público adotem, de acordo com o seu papel social, medidas práticas que preservem e recuperem os recursos naturais.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e III

b) II e IV

c) III e IV

d) I, II e III

e) I, II e IV

QUESTÃO 02

É notável como nos últimos 40 anos todos os valores morais e estéticos se empalideceram perante a arrogância do consumo [...] Agora, tudo na vida se resume a relação de consumo. Basta comparar os laços familiares de 30, 40 anos atrás com uma família de hoje em dia. Os vínculos familiares eram fortes, para o amor e para o ódio. A começar pelo modo de acomodação dentro de casa, demonstrando sinais de intensidade nas relações.

A prole era de modo geral numerosa [...]os filhos dormiam todos num mesmo quarto [...]Hoje, cada filho detém um apartamento (ou departamento) no interior da casa dos pais. [...] As pessoas estão encavernadas, envolvidas com suas TVs, com seus leptops, com seus iphones, conectadas umbilicalmente em sua solidão hitech. As famílias não têm mais apego, nem raiz sentimental. São como cultivo hidropônico, em que os agricultores (os pais) fazem chegar os nutrientes (grana) através de uma água rala sem terra e sem suporte (sentimentos frouxos). Vivemos a era das famílias hidropônicas. A família como mera organização para o consumo.

É evidente para todos nós que essa mudança de hábitos, essa rendição ao consumo, se deu graças ao esforço contínuo do mercado em transformar todas as pessoas do mundo em consumidoras. Não em cidadãos, mas em consumidores.

(LOURENÇO, Edival. Nossa indigência cultural chegou ao camaro amarelo. Disponível em<http://www.revistabula.com/173-nossa-indigencia-cultural-chegou-ao-camaro-amarelo/>. Acesso em: 19/02/ 2015. Adapt).

A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que:

a) O mercado, apesar de sua preocupação financeira, propõe-se a atender os clientes como pessoas e não apenas como consumidoras, já que a família agora está ainda mais preparada para o consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (831.1 Kb)   docx (630.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com