TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA FINANCEIRA

Por:   •  21/7/2020  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

ALPHA FACULDADE

CURSO: AUDITORIA E CONTROLADORIA

DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA

PROFESSOR: ALMIR SERPA

ALUNO: FÁBIO APOLÔNIO M. ROCHA

Recife

2019.2

RESUMO DA AULA

Na aula do professor Almir Serpa pudemos adquirir um conhecimento mais técnico e histórico da disciplina Matemática Financeira, de início tivemos uma introdução que nos remeteu aos primórdios passando desde a invasão portuguesa que utilizou do escambo com os índios que aqui habitavam, a história dos metais como o ouro, a prata e o bronze – cada um com seu valor – até chegamos aos tempos mais atuais com o aperfeiçoamento das moedas e as cédulas de papel.

No decorrer da aula pudemos verificar o valor agregado que os metais (moedas) e as cédulas de papel tem, bem como, o custo da produção do dinheiro e o custo associado a sua posse no tempo; o qual é base de estudo da Matemática Financeira.

O orçamento, o planejamento, a poupança e o consumo são os quatro eixos que norteiam a educação financeira, diante disto, podemos destacar três razões que nos levam a refletir sobre o custo do nosso dinheiro associado ao tempo; são eles: o risco, a utilidade e a oportunidade.

Um bom exemplo do custo do dinheiro no tempo é a história do primeiro pedágio no Brasil, historiadores contam que, durante o domínio holandês, o governante Maurício de Nassau construiu uma ponte em Pernambuco. No entanto, no meio da obra, a verba para a construção acabou e ele teve que fazer um empréstimo para dar continuidade aos trabalhos.

Depois de concluir a ponte, Nassau determinou que, durante a inauguração da obra, a população tivesse que pagar uma taxa para atravessar a ponte. Assim, ele conseguiria o dinheiro para saldar a dívida contraída por causa da obra. Esse foi o primeiro pedágio não-oficial do Brasil.

Num segundo momento revisamos alguns conceitos de juros simples e compostos, taxas de juros, taxa de inflação e variáveis percentuais com suas respectivas fórmulas e aplicabilidades. Abordamos também a quebra da balança comercial americana de 1929 que causou uma crise de proporções alarmantes, bem como, a criação no estado de Pernambuco da lei do troco.

Finalizamos a aula com informações a respeito da Confederação Nacional de Educação Financeira, Ministério da Educação que instituiu a obrigatoriedade das aulas de educação financeira nas escolas (lei 7.397/10), porém só foi incluso na base nacional de currículo comum em 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com