TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  21/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: I, II, III e IV

Aluno: Pedro Henrique Brandão

Turma: 0122-2_14

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Ao longo do curso vimos que a gestão de pessoas é fundamental para a saúde de uma organização. Estamos vivendo a transformação da quarta evolução industrial como mostrado por Gabriette Botelho (2022), diante de uma transformação digital nunca vista antes na história e que traz um novo mercado, exigindo do líder preparo para se adaptar as novas tecnologias e as exigências que elas impõem. Temos uma clara mudança de paradigmas onde o estado de chefia, hierarquia do modelo tradicional de poder e autoridade está dando lugar ao líder 4.0 que acompanha as necessidades atuais dando foco nas pessoas, a sociedade e o meio ambiente conforme Kiko Campos (2019).

Como estudado na disciplina um ponto importante para todas essas mudanças é a chamada sociedade do conhecimento, que traz como consequências alterações no mundo contemporâneo, nas dimensões políticas, culturais e tecnológica afetando o modo de gerir as pessoas. Ao longo do tempo a Gestão de Pessoas vem se adaptando, e no momento atual, mais que nunca vemos que essas mudanças tem que acontecer, hoje temos uma cultura em constante mudança e funcionários mais ligados ao dia a dia fora da empresa e ao mundo tecnológico o acesso à informação está mais rápido trazendo muito conhecimento e um dos papeis importantes das empresas é gerir esse conhecimento.

Portando o papel de Gestão de Pessoas tem um grande desafio, não trata-se de efetuar treinamentos e capacitar funcionários, mais de trazer uma função organizacional importante e de grande relevância dentro das organizações com necessidade de se posicionar de forma mais assertiva e adequada as ambiências corporativas, buscando a diferenciação dos gerenciais que se mostram aliados as necessidades da sociedade atual e estão ligados as principais competências a serem desenvolvidas, cabendo aos líderes o papel na busca dessa adequação.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A empresa a qual irei me referir a esse trabalho é a Hypera Farma, gigante no seguimento de pesquisa e produção de medicamentos com marcas de renome nacional e que atua em seguimentos relevantes no setor um deles é o de Medicamentos de Prescrição com a marca Mantecorp Farmasa, focado na produção e comercialização de medicamentos no seguimento Primary Care com amis de 7.5 mil funcionários atuando em todo o Brasil e com mais de 1 mil funcionários atuando na propaganda médica.

Nosso foco será a classe de representação médica pois com a mudança do mundo contemporâneo, o modo de levar as informações dos produtos aos profissionais médicos está passando por um grande processo de mudança. Com as mudanças cada vez mais o gestor se vê na necessidade de se atualizar e busca liderar a equipe com foco em trabalho em equipe, compartilhamento de informações, estimulo a inovação e resiliência.

Com a pandemia a aceleração da tecnologia a empresa se viu em um momento de buscar invocação, daí surgiu o trabalho híbrido, reuniões e convenções que antes eram somente presenciais agora são quase em suas totalidades via remota, à quantidade de informações trazidas pelas mídias sociais em uma velocidade nunca vista antes, velocidade de tomadas de decisões pelos gestores, que antes demandavam mais tempo hoje sendo tomadas de modo quase imediato e tudo isso trazendo um mudança visível na cultura da organização.

Nos dias de hoje o represente tem como objetivo levar a informação aos profissionais médicos, sobre diversos produtos produzidos pela empresa, com o lançamento de novas marcas e a aceleração do mercado por inovação claramente estão surgindo novos produtos e a velocidade a qual deve ser levada essas informações aos médicos também aumentou. Visto a necessidade de inovação e a velocidade da evolução tecnológica a empresa lançou um Plataforma de visita virtual onde o representante que antes visitavam somente em loco agora podem efetuar seu trabalho também de forma virtual. Interessante que atualmente nos deparamos com várias resistências a mudança já que estamos tratando de uma mudança que abrange diversos senários e de um modelo de trabalho que há anos era feito somente de forma presencial.

Estamos vivento um momento onde todas as mudanças citadas na revolução industrial 4.0 estão sendo vistas dentro da empresa que está tomando iniciativas corporativas junto a seus líderes para que possam de forma ágil, se adequar à essas mudanças. Hoje não se fala mais em chefes ou cargos de chefia mais sim líderes e cargos de liderança. O principal desafio do líder é realmente levar seus liderados à entender e superar as necessidades do mundo VUCA (votalitity, uncertainty, compexity e ambiquity) como citado na Webinars Mundo VUCA e os novos modelos de Liderança (2019) .

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Como aluno da matéria de Gestão de Pessoas hoje entendo melhor todas as iniciativas que vem sendo adotadas dentro da empresa, tais como a gestão de informações, a busca pela inovação. Cursos de consultoria e também diversos treinamentos relacionados a mudanças na revolução industrial 4.0. Um ponto que talvez seja um marco é a busca pelo desenvolvimento de líderes dentro da empresa, hoje ela tem como foco o desenvolvimento de lideranças de colaboradores que já atuam e tem o perfil e o objetivo de um crescimento vertical.

A Mantecorp Farmasa busca ocupar 100% de suas vagas para gestão com líderes desenvolvidos pela empresa e para isso foi criado o CTA (Centro de Treinamento Avançado), nele participam funcionários com perfis que se adequem ao perfil de liderança 4.0, saber lidar com as diferenças, a agilidade de aprendizagem e compreensão, inteligência emocional, tomada de decisões rápidas, foco em resultados, foco em pessoas, habilidades pessoais, gerenciamento de conflitos, foco em inovação e a comunicação. Para participar desse grupo os funcionários são avaliados também pelos seus resultados e pela meritocracia instalada na empresa escolhidos a dedo pelos seus gestores atuais que são responsáveis diretos pelo desenvolvimento dos mesmos e validados pela alta direção.

Já faz 1 ano que esse projeto foi lançado e na última expansão da empresa o sucesso e seu objetivo inicial foram cumpridos com 100% dos cargos de liderança ocupados por pessoas que já trabalhavam na empresa. Claro que tudo isso se torna possível pela mudança de postura e incentivo a novas disrrupituras já previstas anteriormente, criação do Gente & Gestão, que é o canal da empresa de RH (Recursos Humanos) que também serve como canal para treinamentos e gestão de informação. Treinamento dos gestores atuais com a cultura de liderança 4.0, através de cursos direcionados para os mesmos, os reconhecimentos por meritocracia que a empresa efetua não só focado em resultados mais também atrelado aos valores da empresa estimulando o desenvolvimento de deus liderados.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

A empresa possui perfil de liderança descentralizada focado em resultados e em inovação. Tem foco em treinar e aperfeiçoar a equipe para que possuam conhecimento adequado para efetuar o trabalho, tem escuta ativa e estimula participação direta dos funcionários com seus líderes.

De acordo com a maneira e o material estudado o perfil desejado de liderança é a liderança 4.0, visto as contates inovações e a velocidade das mudanças no mundo contemporâneo atual.

As principais competências a se desenvolver estão ligadas ao modo de liderança atual que são:

  1. Lidar com as diferenças
  2. Aprendizagem e compreensão
  3. Lidar com inteligência emocional
  4. Focar em resultados
  5. Auto conhecimento
  6. Gerenciamento de conflitos
  7. Inovação
  8. Comunicação

Para que a empresa possa superar os desafios das mudanças tecnológicas e culturais é necessário se adequar o estilo de liderança que corresponda, principalmente em uma empresa de âmbito nacional onde o gestor lhe dá com pessoas de diversas regiões e culturas diferentes, também levando em consideração a velocidade do mercado e o avanço da tecnologia. Assim estas competências estão atreladas ao modelo de liderança 4.0, modelo atual de liderança proposto para conseguir superar os desafios atuais.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

A empresa conta com mais de 1.000 profissionais de diversos perfis em todo o Brasil atuando somente na propaganda médica a grande maioria são profissionais com perfis de liderança e empreendedorismo corporativo e alguns ainda estão atrelados ao modelo de gestão anterior de chefia com resistência a inovações propostas pela empresa.

O perfil desejado para o novo cenário são funcionários com perfil, analítico focada em inovação, que consiga ter aprendizagem ativa e interpretação consistente com um raciocínio lógico e ágil com criatividade e iniciativa para solucionar os problemas do dia a dia, deve ter conhecido em tecnologia principalmente de comunicação, pensamento crítico e analítico ter liderança e influencia social, possuir inteligência emocional para não se abater com as cobranças e a velocidade das informações.

As principais competências a se desenvolver estão ligadas ao modo de liderança atual que são:

  • Lidar com as diferenças
  • Aprendizagem e compreensão
  • Lidar com inteligência emocional
  • Focar em resultados
  • Auto conhecimento
  • Gerenciamento de conflitos
  • Inovação
  • Comunicação

Quando estava estudando para colocar as competências a desenvolver me deparei com uma situação, observei que o perfil desejável e as competências para se trabalhar são as mesmas da equipe de liderança, visto que no dia a dia no deparamos com desafios semelhantes às dos gestores fazendo com que a equipe deva desenvolver essas habilidades no trabalho também principalmente a inovação, saber líder com as diferenças e aprendizagem, sendo estas importantes para se adaptar as mudanças que estão acontecendo na empresa.

Considerações finais

Para mim foi gratificante fazer a matéria e entender que as mudanças que em algum momento eu mesmo achava chato são acescências para o sucesso e a adaptação do trabalho exercido dentro da empresa. Muitas ações como delegação de funções, estimulo de criatividade, solicitação de rapidez nas respostas e solução dos problemas, quantidade de cursos e mais cursos falando sobre trabalho Híbrido, novo normal, velocidades das coisas, mudança de cultura, avaliação de valores, mudança de reconhecimentos dentro da empresa que antes eram focadas somente nos resultados e hoje já foca também a postura e as contribuições que o funcionário gera e estimulo para participar e se comprometer com ideias ligados diretamente ao grupo de Marketing e até as reuniões semanais que o Diretor Geral faz com a equipe de vendas estão totalmente ligado e relacionado as mudanças necessárias para se adaptar ao novo mercado o mercado chamado de 4° revolução industrial que claramente compete pela informação e conhecimento antes de tudo.

Neste trabalho espero poder ter compartilhado um pouco do que estamos vivendo, acredito que consegui dar enfoque em algumas coisas que estão acontecendo na empresa dentre tantas que resumi no parágrafo anterior. Vimos aqui que a corporação Hypera Farma está mudando sua cultura com um velocidade imensa transando perfis de funcionários ideias e incentivando a inovação e a liderança já não vemos mais aquele gestor engessado que manda e detém o poder, agora vemos lideres preocupados com o bem estar de seus liderados prontos para ajudar e ser ajudados, delegando ações impondo responsabilidades, incentivando e motivando cada funcionários individualmente e construindo equipes que trabalham juntas compartilhando informações importantes e conhecimento além de estimular soluções diferentes e inovadoras.

As corporações estão sentindo as mudanças da 4° revolução industrial e assim com a Hypera Pharma estão se posicionando e tomando iniciativas para que seus colaboradores estejam preparados para os novos desafios, e o papel da Gestão de pessoas na empresa se torna fundamental para que novos líderes sejam capazes de lidar com a agilidade das informações, a constante mudança do mercado, a potencialização e desenvolvimento do time, a utilização das competências dos colaboradores e a implantação da tecnologia que cada dia se torna mais importante.

Referências bibliográficas

BOTELHO, Gabrielle. As Dez Competências mais valiosas até 2022. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/373909/discussions/posts/5162699/ViewAttachment?fileId=4251177. Acesso em: 25 fev. 2022.

CAMPOS, Kiko. Liderança 4.0: Como agir nesse novo modelo de mercado. 2019. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/373909/discussions/posts/5162699/ViewAttachment?fileId=4251175. Acesso em: 25 fev. 2022.

CASTRO, Marcia Cristina Ananias da Silva Rudez de. As Principais Competências do Gestor 4.0. 2020. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/373909/discussions/posts/5162699/ViewAttachment?fileId=4251176. Acesso em: 25 fev. 2022.

EVENTOS, Home - Blog - Webinars e. Mundo VUCA e os novos modelos de Liderança. 2019. Disponível em: https://www.umov.me/lideranca-mundo-vuca/. Acesso em: 25 fev. 2022.

FERREIRA, Victor Claudio Paradela; SANTOS, Antônio Raimundo dos; NASSER, José Eduardo; JOHANN, Maria Elizabeth Pupe. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Fgv, 2017. (Gestão de Pessoas).

FORUM, Economic. As 10 Competências para 2025. 2020. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/373909/discussions/posts/5162699/ViewAttachment?fileId=4251178. Acesso em: 25 fev. 2022.

 HYPERA FARMA (Brasil) (org.). Quem Somos: mantecorp farmasa. Mantecorp Farmasa. 2022. Hypera Pharma. Disponível em: https://www.hyperapharma.com.br/a-hypera-pharma. Acesso em: 04 mar. 2022.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com