TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.387 Palavras (22 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE ANHAGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Aldemar do N Ferreira

RA8635258694

4º semestre

ADM

Alzenir G da Cruz

RA1299246582

4°semestre

CONT

Andre Luis Diogo C Junior

RA8095914553

4º semestre

ADM

Marcilene A. de Oliveira

RA9902006175

4º semestre

ADM

Sheila da Silva

RA8409163417

4°semestre

CONT

Vítor Hugo P de Moraes

RA8093898181

4º semestre

ADM

ATPS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Professor: Gilson Mendes

Itapecerica da Serra-SP

Setembro de 2015

Sumário

ETAPA 1        

Passo 2        

Passo 3        

ETAPA 2        

Passo 1        

Passo 2        

CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO 

 A Matemática financeira pode ser aplicada em diversas situações cotidianas. Diante de uma evolução acelerada em mundo cada vez mais globalizado e competitivo, há uma enorme necessidade de informações sobre como administrar nossa vida financeira, sendo por este raciocino que se norteia e aplica a matemática financeira.                                                                         O objetivo deste trabalho é desenvolver as etapas da ATPS – atividade prática supervisionada, da disciplina de Matemática Financeira. Com relatório do resultado das atividades realizadas individuais e em grupo.                                          Neste trabalho abordaremos uma analise financeira para verificar quanto gasta um casal (neste caso Ana e Marcelo) deverão gastar, para que consigam criar seu filho, desde o nascimento até a idade em que ele terminará a faculdade.  Serão realizados cálculos de juros simples e compostos utilizando à calculadora HP12, onde apontará os indicadores que chegarão as respostas corretas ao desafio que nos foi lançado.


ETAPA 1

Passo 1

Conceitos Fundamentais

A Matemática Financeira é de fundamental importância para o conhecimento para a tomada de decisões na empresa, onde sua aplicabilidade, bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando um resultado assertivo dentro das organizações.                                                                                 A Matemática Financeira tem a função de investigar relações entre financias, circulação e gestão de dinheiro e de outros recursos líquidos. Em síntese o bom entendimento da mesma se resume a descobrir o valor do dinheiro ao longo do tempo, ou seja, mensurar o atual valor, em dinheiro calculando-o no tempo futuro ou vice e versa. Em resumo matemática financeira é a movimentação do dinheiro ao longo do tempo.                                         Para inicio deste estudo, abordaremos alguns conceitos básicos para melhor desenvolvimento.

Capitalização Simples (Juros Simples)

O regime de juros simples ou de capitalização simples é aquele em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial. Na Capitalização Simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros.                No regime de juros será simples quando o percentual dos juros incidirem apenas sobre o valor principal, onde a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. O Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. A fórmula básica para se calcular juros simples e a seguinte: J = P. i. N        

Onde: j = juros, P = Capital Inicial, i = Taxa de juros e N = números de tempo.

Capitalização Composta (Juros Compostos)

Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial acrescido dos juros acumulados até o período imediatamente anterior. Neste regime de capitalização a taxa de juros varia exponencialmente em função do tempo.                                                         O regime de juros compostos normalmente se usa mais no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Matematicamente, o cálculo a juros compostos é conhecido por cálculo exponencial de juros. A fórmula básica para se calcular juros compostos e a seguinte: M= C* (1+i)t, onde:

 M=Montante, C= Capital, i = taxa de juros e T = tempo de aplicação.

No entanto é preciso ficar atendo sobre as diferenças entre juros simples e juros compostos, pois o cálculo com os juros simples é feito em cima do valor inicial. Já no composto, o cálculo é feito com base nos juros do mês anterior, ou seja, é juros sobre juros.·.

HP 12C e Excel (aplicados em Cálculos financeiros)

A HP 12C é uma ferramenta de extrema importância para a realização de cálculos financeiros. Ela é programável, no qual sua utilização facilitara muito na realização de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de juros, etc.                                                                                                 Outra ferramenta importantíssima é o Excel onde possui diversas fórmulas que possibilitam a interação e cálculo das informações inseridas em suas planilhas. As funções financeiras são parte importante deste aplicativo, uma vez que de forma simples possibilitam a visualização de taxas, prazos, condições de pagamento entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (399 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com