TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO PLANEJAMENO TRIBUTÁRIO OBJETIVANDO A COMPETITIVIDADE

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA – UNIRB

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

TAISA DOS SANTOS SAMPAIO

        

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO PLANEJAMENO TRIBUTÁRIO OBJETIVANDO A COMPETITIVIDADE

Salvador

2017

 [pic 1]

TAISA DOS SANTOS SAMPAIO

        

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO PLANEJAMENO TRIBUTÁRIO OBJETIVANDO A COMPETITIVIDADE

Artigo apresentado como requisito para a obtenção do grau em Ciências Contábeis à Faculdade Regional da Bahia.

ORIENTADOR: Ms. Luiz Sampaio Jr.

Salvador

2017


A NECESSIDADE DO ESTUDO DO PLANEJAMENO TRIBUTÁRIO OBJETIVANDO A COMPETITIVIDADE [1]

Taisa dos Santos Sampaio[2]

RESUMO

Neste trabalho trato o tema do estudo do planejamento tributário com foco na competitividade como instrumento da contabilidade, abordo uma descrição sucinta de planejamento tributário correlacionada a competitividade, definindo seu papel da gestão tributária esclarecendo conceitos básico da contabilidade. Buscando um entendimento mais prático do tema, denoto o Simples Nacional como modelo de Planejamento Tributário e explicito de forma breve características principais. Concluo evidenciando essencialidade do

Planejamento Tributário atualmente como forma de assegurar uma maior competitividade e perpetuidade da empresa no mercado, considerando as cargas tributárias elevadas e a conjuntura econômica vigente no Brasil.

 

Palavras-Chave: A tributação e a competitividade. Planejamento estratégico tributário. Contabilidade. Planejamento Tributário.

INTRODUÇÃO

A tributação incidente em empreses no Brasil é muito alta se compararmos aos parâmetros de outros países, o que geram dividas fiscais altas que nem mesmo as renegociações cabíveis como REFIS impedem o fechamento dessas empresas, o que demonstra uma carência de planejamento tributário, que é um fato em grandes empresas, se torna indispensável em micro e pequenas empresas, esse planejamento busca redução de custos tributários sem influência significativa na arrecadação.

O planejamento tributário pode ser definido como uma ferramenta de gestão contábil que visa a redução de custos tributários, buscando dentre as melhores alternativas

 

O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento dos tributos, e o contribuinte que pretende diminuir estes encargos, poderá fazê-lo legal ou ilegalmente. Se a forma realizada é jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitála. Especificamente, este estudo tem o objetivo de avaliar os regimes de tributação, buscando a melhor opção para o enquadramento de determinada empresa e porte, procurando sempre alcançar os melhores resultados econômicos. Para o desenvolvimento do projeto, foi analisada a importância de um bom planejamento tributário, enfatizando sua importância econômica dentro do resultado da empresa, visto que muitas pesquisas relataram que quase

40% dos rendimentos gerados em uma organização se destinam ao pagamento de tributos, sendo eles classificados entre: taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório, contribuições especiais e impostos.

O planejamento tributário é o único que pode resultar em real economia para as empresas, sem a preocupação com posteriores complicações com o Fisco. Mas para que tenha um bom resultado é imprescindível que a organização tenha uma contabilidade fidedigna, ou seja, a mesma deve seguir as normas e princípios contábeis normalmente aceitos, considerando o que recebe e gasta verdadeiramente.

1. JUSTIFICATIVA

A redução de custos tributários em uma empresa é fator essencial, o especialista contábil tem domínio sobre esse assunto, sendo responsável pelo planejamento tributário, avaliando a possibilidade de redução da carga tributária dentro dos parâmetros legais e da legislação e conjuntura econômica em que se encaixa a empresa objeto de estudo.

Isso revela a importância desse trabalho, sua elaboração permite a empresa conhecer os preceitos específicos a essa situação, e assim decidir qual alternativa mais propícia para seu desenvolvimento apresentando quais as estratégias de planejamentos tributário uma empresa pode adotar para permanecer com a tributação simples nacional, ainda que tenha uma receita superior as estabelecidas por esse tributo.

Este estudo aborda o planejamento tributário com foco na competitividade, com a redução dos custos, uma empresa consegue gerir essa economia em desenvolvimento, se engajando de forma mais acentuada do ponto de vista competitivo.

2.  OBJETIVOS

2.1.  OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem como objetivo geral efetuar um estudo sobre as melhores alternativas no planejamento tributário de enquadramento e pagamento de tributos buscando redução de custos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Realizar análises e comparações, verificando qual a forma mais econômica de tributação.

- Esclarecer informações importantes dobre planejamento estratégico e gestão.

- A importância da contabilidade na gestão tributária das empresas com foco no planejamento tributário e redução de custos.

- Redução dos tributos

3.  PÚBLICO ALVO

Micro e pequenas empresas do ramo varejista se enquadram no perfil tributário simples nacional, conforme a Secretaria da Receita Federal Brasileira, o Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições tem um sistema simples e favorável para regência de tributos, esse se atem a Lei nº 123, de 14 de dezembro de 2006 que se aplica a micro e pequenas empresas posteriores a 01 de julho de 2007, com receita bruta de R$ 3.6 milhões/ano, registradas no código civil brasileiro como mercantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com