TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTE CENTRAL DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  8/12/2019  •  Artigo  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 10

PARTE CENTRAL DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Ana Valéria Gerchewski

Andréia Pirolla

Geovana Anacleto

Professor-Anderson Rui dos Anjos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Ciências Contábeis (CTB 0418) – Seminário Interdisciplinar II

10/04/17

RESUMO

Apresentamos neste presente trabalho pesquisas realizadas em algumas literaturas de contabilidade, com o objetivo de conceituar os principais demonstrativos contábeis. No inicio do trabalho, falamos um pouco de patrimônio, bens, direitos e obrigações, que é nele que teremos um controle em gestão de negócios de uma determinada empresa. Citamos também a utilidade do ativo e passivo dentro de uma entidade, os usuários e seus interesses nas informações contidas. Conceituamos o Balanço Patrimonial, onde tem por objetivo principal, fazer demonstração financeira de uma entidade e seu patrimônio.

Palavras-chave:. Patrimônio Liquido, Ativo e Passivo, Balanço Patrimonial

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual com toda a globalização da economia em busca de maior competitividade, é de grande importância um sistema de gerenciamento de desempenho constante que possa identificar, recolher, analisar, armazenar e distribuir informações de modo a agregar valor ao negócio. Nesse sentido a contabilidade contribui em grande proporção, de modo a facilitar o processo decisório, fornecendo informações relevantes através da contabilidade gerencial e da contabilidade de custos.

O presente artigo apresenta conceitos, importância e aplicação das principais técnicas utilizadas na análise de demonstrativos contábeis, especialmente o Balanço Patrimonial, Patrimônio, Patrimônio Líquido, Ativo e Passivo. Essas demonstrações financeiras constituem um conjunto básico de dados organizados periodicamente pelas empresas. Por serem dados acumulados e organizados pelo sistema contábil para refletir o estado patrimonial e desempenho econômico de organizações, requer-se que sua leitura e interpretação sejam feitas através de determinadas técnicas.

2 PATRIMÔNIO

Para se obter um melhor controle e gestão dos negócios a contabilidade é indispensável, porque é através dela que são registrados atos que ocorrem na empresa. As empresas necessitam de uma gestão desse patrimônio assim precisam se utilizar da contabilidade para ter o controle e assim verificar se seu objetivo que é o lucro esta sendo alcançado.

Segundo Marion, (2009, p.32) ´´a finalidade da contabilidade é a de controlar o patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações sendo que o objeto da contabilidade é o patrimônio, assim o Patrimônio nada mais é que o conjunto de bens e direitos e Obrigações``.

Em contabilidade, portanto a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa: por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

2.1 BENS

´´Sob o ponto de vista contábil pode se definir como bem tudo aquilo que uma empresa possuiu, seja para uso troca e consumo``. (RIBEIRO, 2011,p.20).

Entende- se por bens, as coisas úteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas, assim sob ponto de vista contábil pode se definir como Bens tudo aquilo que uma empresa possuiu.

Os bens podem ser divididos em tangíveis e intangíveis;

Bem Tangíveis : Tem forma física e são palpáveis

Ex: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias.

Bens Intangíveis: Não são palpáveis, não constituídos de matéria.

Ex: Marcas e Patentes.

Alem de tangíveis e intangíveis os bens podem ser divididos em:

Bens Imóveis: São aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos.

Bens Móveis: São aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas.

(MARION, 2009, p.38)

2.2 DIREITOS

Segundo Ribeiro, constituem direitos todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Geralmente os direitos aparecem junto com a expressão a receber, direitos são bens, recursos financeiros de propriedade da empresa que sem encontraram momentaneamente em poder de terceiros.

Sendo assim os bens e direitos (Ativo), fazem parte dos valores positivos do patrimônio, onde são aplicados os recursos das empresas.

2.3 OBRIGAÇÕES

Segundo Marion (2009, p. 35) ´´obrigações são dívidas com outras pessoas em contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é compromissos que serão reclamados, exigidos``.

Pois quando se compra um bem ou se contrata um serviço tanto um quanto outro devem ser pagos, as obrigações na contabilidade recebem o nome técnico de exigível, por se exigir da empresa o pagamento das dividas. Uma despesa sempre vai gerar um pagamento, portanto é uma obrigação. (BACHTOLD, 2011, p. 175).

3 PATRIMONIO LIQUIDO

O patrimônio liquido é a diferença entre os valores positivos (bens mais direitos) menos os valores negativos (obrigações), fica nesse espaço registrado o capital investido a empresa, chamado de capital social, as reservas de recursos e também os lucros ou prejuízos que a empresa obtém, o patrimônio liquido é conhecido como capital próprio (capital dos sócios) (BACHTOLD, 2011, p. 175).

PATRIMONIO LIQUIDO = BENS+DIREITOS - OBRIGAÇÕES

4 ATIVO

Em contabilidade encontramos a figura do Ativo e Passivo, no que concerne ao Ativo, podemos afirmar que representa os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. Ademais, existem duas principais modalidades de Ativo na doutrina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com