TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTE CENTRAL DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  8/12/2019  •  Artigo  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

PARTE CENTRAL DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Professor-Anderson Rui dos Anjos

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Ciências Contábeis (CTB 0418) – Seminário Interdisciplinar II

10/04/17

RESUMO

Apresentamos neste presente trabalho pesquisas realizadas em algumas literaturas de contabilidade, com o objetivo de conceituar os principais demonstrativos contábeis. No inicio do trabalho, falamos um pouco de patrimônio, bens, direitos e obrigações, que é nele que teremos um controle em gestão de negócios de uma determinada empresa. Citamos também a utilidade do ativo e passivo dentro de uma entidade, os usuários e seus interesses nas informações contidas. Conceituamos o Balanço Patrimonial, onde tem por objetivo principal, fazer demonstração financeira de uma entidade e seu patrimônio.

Palavras-chave:. Patrimônio Liquido, Ativo e Passivo, Balanço Patrimonial

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual com toda a globalização da economia em busca de maior competitividade, é de grande importância um sistema de gerenciamento de desempenho constante que possa identificar, recolher, analisar, armazenar e distribuir informações de modo a agregar valor ao negócio. Nesse sentido a contabilidade contribui em grande proporção, de modo a facilitar o processo decisório, fornecendo informações relevantes através da contabilidade gerencial e da contabilidade de custos.

O presente artigo apresenta conceitos, importância e aplicação das principais técnicas utilizadas na análise de demonstrativos contábeis, especialmente o Balanço Patrimonial, Patrimônio, Patrimônio Líquido, Ativo e Passivo. Essas demonstrações financeiras constituem um conjunto básico de dados organizados periodicamente pelas empresas. Por serem dados acumulados e organizados pelo sistema contábil para refletir o estado patrimonial e desempenho econômico de organizações, requer-se que sua leitura e interpretação sejam feitas através de determinadas técnicas.

2 PATRIMÔNIO

Para se obter um melhor controle e gestão dos negócios a contabilidade é indispensável, porque é através dela que são registrados atos que ocorrem na empresa. As empresas necessitam de uma gestão desse patrimônio assim precisam se utilizar da contabilidade para ter o controle e assim verificar se seu objetivo que é o lucro esta sendo alcançado.

Segundo Marion, (2009, p.32) ´´a finalidade da contabilidade é a de controlar o patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações sendo que o objeto da contabilidade é o patrimônio, assim o Patrimônio nada mais é que o conjunto de bens e direitos e Obrigações``.

Em contabilidade, portanto a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa: por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

2.1 BENS

´´Sob o ponto de vista contábil pode se definir como bem tudo aquilo que uma empresa possuiu, seja para uso troca e consumo``. (RIBEIRO, 2011,p.20).

Entende- se por bens, as coisas úteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas, assim sob ponto de vista contábil pode se definir como Bens tudo aquilo que uma empresa possuiu.

Os bens podem ser divididos em tangíveis e intangíveis;

Bem Tangíveis : Tem forma física e são palpáveis

Ex: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias.

Bens Intangíveis: Não são palpáveis, não constituídos de matéria.

Ex: Marcas e Patentes.

Alem de tangíveis e intangíveis os bens podem ser divididos em:

Bens Imóveis: São aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos.

Bens Móveis: São aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas.

(MARION, 2009, p.38)

2.2 DIREITOS

Segundo Ribeiro, constituem direitos todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Geralmente os direitos aparecem junto com a expressão a receber, direitos são bens, recursos financeiros de propriedade da empresa que sem encontraram momentaneamente em poder de terceiros.

Sendo assim os bens e direitos (Ativo), fazem parte dos valores positivos do patrimônio, onde são aplicados os recursos das empresas.

2.3 OBRIGAÇÕES

Segundo Marion (2009, p. 35) ´´obrigações são dívidas com outras pessoas em contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é compromissos que serão reclamados, exigidos``.

Pois quando se compra um bem ou se contrata um serviço tanto um quanto outro devem ser pagos, as obrigações na contabilidade recebem o nome técnico de exigível, por se exigir da empresa o pagamento das dividas. Uma despesa sempre vai gerar um pagamento, portanto é uma obrigação. (BACHTOLD, 2011, p. 175).

3 PATRIMONIO LIQUIDO

O patrimônio liquido é a diferença entre os valores positivos (bens mais direitos) menos os valores negativos (obrigações), fica nesse espaço registrado o capital investido a empresa, chamado de capital social, as reservas de recursos e também os lucros ou prejuízos que a empresa obtém, o patrimônio liquido é conhecido como capital próprio (capital dos sócios) (BACHTOLD, 2011, p. 175).

PATRIMONIO LIQUIDO = BENS+DIREITOS - OBRIGAÇÕES

4 ATIVO

Em contabilidade encontramos a figura do Ativo e Passivo, no que concerne ao Ativo, podemos afirmar que representa os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. Ademais, existem duas principais modalidades de Ativo na doutrina majoritária, tais como Ativo Circulante e Ativo realizável a longo prazo, portanto, cabe ressaltar as peculiaridades de cada uma delas, vejamos.

4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com