TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção De Alunos De Ciências Contábeis De Uma Ies Privada Do Sul De Minas Gerais Sobre A Contabilidade Pública

Por:   •  30/3/2023  •  Seminário  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

XII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014

RESUMO EXPANDIDO

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PRIVADA DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE A CONTABILIDADE PÚBLICA

Autor

Emily Mikaely Rego Aquino[1] 

Orientador

Carlos Maciel Stieg

Mestre

FADMINAS

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PRIVADA DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE A CONTABILIDADE PÚBLICA

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES PRIVADA DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE A CONTABILIDADE PÚBLICA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal verificar a percepção dos alunos do 8º Período de ciências contábeis de uma IES privada do sul de Minas Gerais sobre a contabilidade pública. Foram coletados dados para saber a percepção dos alunos sobre contabilidade pública e seu interesse de ingressar profissionalmente no ramo. Os dados foram coletados através de um questionário, onde os alunos do 8º período de ciências contábeis de uma IES privada do sul de Minas Gerais responderam perguntas sobre a sua percepção na contabilidade pública e seu interesse em atuar profissionalmente na área.

Palavra(s)-chave: Contabilidade pública; Ciências Contábeis ; IES privada.

Introdução

             A Contabilidade pública é um dos ramos da Contabilidade geral, aplicada às entidades de direito público interno, ela é conhecida como o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública e o patrimônio público e suas variações. E tem por objetivo fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições.

             Este trabalho está voltado para a contabilidade pública, mostrar o grau de importância, seus conceitos, sua forma de atuação. E mostrar o grau de interesse dos alunos do 8º período de Ciências Contábeis de uma IES particular do Sul de Minas sobre a contabilidade pública em termos profissionais.

Metodologia

Quanto aos objetivos, ela é classificada como descritiva, pois uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados. Quanto aos procedimentos ela se classifica como bibliográfica, pois, a pesquisa bibliográfica é desenvolvida mediante material já elaborado. Quanto à abordagem do problema, se classifica como qualitativa, pois possui caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação.

              A pesquisa foi realizada em uma IES privada do sul de minas gerais, a amostra utilizada nessa pesquisa é composta por alunos do oitavo período de Ciências Contábeis um total de 36 alunos e foi realizada no 2º semestre de 2014.

Resultado e Discussões

         Os dados extraídos através dessa pesquisa foram devidamente analisados com o intuito de alcançar os objetivos desse trabalho. Através do questionário descobrimos o perfil dos entrevistados através de perguntas pessoais como gênero, idade e experiência na área de contabilidade pública. Depois foi analisado o quanto eles se lembravam do que haviam estudado o grau de interesse em ingressar profissionalmente na contabilidade pública e por fim quais seria o motivo que mais lhe motivariam a trabalhar na área da contabilidade pública.

        Através da pesquisa feita entre os alunos foi mostrado que entre 36 alunos são 17 do sexo masculino e 19 do sexo feminino, quase o mesmo número percebendo então que é um curso de interesse de ambos os sexos.

           No quesito idade o maior número de alunos se concentrou entre 23 a 26 anos, mas há alunos de 22 anos, como também acima dos 30 anos, analisando então que é um curso de interesse de qualquer faixa etária.

           Na pergunta em que tipo de empresa trabalha 28 dos 36 alunos trabalham em empresas privadas e somente 3 trabalham em empresas públicas e 5 alunos não estão trabalhando no presente momento.

           Na questão sobre experiência na área da contabilidade pública apenas 04 dos 36 alunos entrevistados já tiveram algum tipo de experiência na área, podemos constatar que 32 alunos só tiveram contato com a área através da disciplina de contabilidade pública.

            As próximas perguntas serão sobre a disciplina contabilidade pública e o grau de interesse em ingressar profissionalmente na área, para essas perguntas foram utilizados os graus péssimo, fraco, regular, forte e excelente.

           Através das respostas a pergunta: nível de interesse na disciplina da contabilidade pública foi verificado que 20 alunos tem interesse de regular a bom, 06 alunos tem o interesse excelente  10 alunos ficaram de péssimo a fraco, mostrando então que a maioria demonstrou ter interesse na disciplina.

           Foi possível ver que no quesito nível de aprendizado na disciplina de contabilidade pública, 23 alunos consideraram seu nível de aprendizado de regular a bom, enquanto 5 alunos consideraram excelente e 08 alunos de péssimo a ruim, podemos perceber que o nível de aprendizado foi bom pela grande maioria, e se olhamos a pergunta acima 10 alunos tinham interesse de péssimo a fraco, nessa questão foram 08 alunos, uma quantidade um pouco menor e esse número pode ser resultado da falta de interesse na disciplina, pois sem o interesse torna o aprendizado mais difícil.

             A outra pergunta foi sobre o conhecimento acumulado sobre a contabilidade pública, pode ser analisado que houve um bom aproveitamento no conhecimento acumulado, pois 26 alunos tiveram conhecimento de regular a bom, 04 tiveram um conhecimento acumulado excelente e 06 acharam que ficaram de péssimo a fraco, resultado proveniente dos alunos que não tiveram interesse, não tiveram um bom aprendizado, ou seja, não tiveram um bom conhecimento acumulado.

              Na questão sobre conhecimento em relação ao objetivo da contabilidade pública, 25 alunos apontaram como regular a bom, enquanto 04 alunos consideraram excelente e apenas 07 se colocaram como péssimo a fraco, podemos analisar que os números de péssimo a fraco vêem na mesma proporção, demonstrando assim que se não houve interesse, não teve um bom aprendizado, não teve conhecimento acumulado, resultado disso tiveram pouco conhecimento e relação aos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (290.5 Kb)   docx (158 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com