TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de Relacionamento enquanto estratégia para captação e retenção de alunos em uma IES

Por:   •  2/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

        

MARKETING DE RELACIONAMENTO ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

CAMILA GOMES RAMOS DA SILVA

Barra do Garças – MT, Julho de 2018

[pic 2]

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

MARKETING DE RELACIONAMENTO ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

CAMILA GOMES RAMOS DA SILVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pela acadêmica Camila Gomes Ramos da Silva como pré-requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, sob orientação da professora Me. Elen Guimarães Sousa Simmonds.

Barra do Garças – MT, Julho de 2018


MARKETING DE RELACIONAMENTO ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Camila Gomes Ramos da Silva[1]

Elen Guimarães Sousa Simmonds[2]

RESUMO

Deve constar até 150 palavras

Palavras – Chave: de 3 a 5 palavras-chave. 

ABSTRACT


Key - Words:

  1. INTRODUÇÃO

O marketing é uma análise na qual facilita detectar as necessidades do consumidor, promover produtos e/ou serviços, e projetar dentro da organização meios para que o cliente seja atendido de acordo com seus desejos.

É importante frisar que, não somente a captação é primordial para a empresa, mas também a fidelização daqueles que compram ou adquirem os serviços oferecidos, fixar um relacionamento entre empresa e cliente. No caso de uma Instituição de Ensino Superior existe uma relação de troca, a instituição proporciona a satisfação de necessidades e em troca recebe alunos, dinheiro e tempo. (KOTLER et al, 1994).

O marketing de relacionamento é criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados. Além de elaborar estratégias para atrair novos Clientes e criar transações com eles, as empresas empenham-se em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros (KOTLER E ARMSTRONG 2003, p. 474).

Neste contexto serão utilizados os métodos de pesquisa quanti-quali, por meio de questionário e entrevistas que darão embasamento necessário para identificar se as ferramentas de marketing da Instituição são suficientes para a captação e retenção de alunos.

Desta forma a presente pesquisa pretende analisar as ferramentas que são utilizadas pela Instituição de Ensino Superior, para captação e retenção de alunos, descrever a importância do marketing para o segmento de educação superior, compreender como são aplicadas as ferramentas para captação de alunos, identificar quais estratégias a Instituição utiliza para retenção dos acadêmicos e analisar o desenvolvimento do marketing dentro da IES.

  1. O PAPEL E A EVOLUÇÃO DO MARKETING

O Marketing é um processo utilizado pelas empresas no intuito de se promoverem e anunciarem de forma positiva seus serviços, com o objetivo de atingir seu mercado-alvo, trazendo para si novos clientes, elaborando planejamentos para que possam se manter no mercado (BERNARD, 2007). De acordo com Kotler (2000, p.34) “O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo”.

Empregar o Marketing em uma Instituição de Ensino Superior (IES) é importante para buscar novas visões estratégicas, analisar as mudanças que estão ocorrendo no mercado, observar quais os impactos para as IES e como estão adaptando-se mercadologicamente.  Com a utilização do marketing é possível o estreitamento do relacionamento com o seu público-alvo, proporcionando assim a captação e retenção dos alunos (NILSEN et al, 2007).

Em meados da década de 70, o marketing começou a se expandir nas instituições de Ensino Superior. Com o crescimento dessas Instituições, a competitividade aumentou, neste novo cenário. Em razão disso, a pesquisa será feita com o intuito de influenciar positivamente o desenvolvimento do marketing, levando em consideração a heterogeneidade do público, identificação as necessidades e exigências do cliente.

2.1 MARKETING DE RELAÇÕES: TUDO COMEÇA COM O CONSUMIDOR

De acordo com Grönroos (2000), um relacionamento não é determinado pelo fato dos profissionais de marketing alegarem que ele existe, já que é preciso que o consumidor saiba que há um vínculo.

O consumidor analisa e compara produtos e serviços, dessa forma é importante saber como eles veem a empresa em relação a concorrência. Em geral, os consumidores buscam referencias, opiniões e propagandas de outros que já utilizaram produtos ou serviços daquela determinada empresa. A preocupação em satisfazer o consumidor, é algo já antigo no mercado empresarial. Surge então uma nova preocupação, que é a atenção e importância que isso merece em um mercado competitivo, pois satisfazer o consumidor é fundamental para a captação e retenção de clientes, devido a isto estão sendo feitos investimentos em recursos de marketing de relacionamento (MCKENNA, 1993).

Segundo Cobra (2009, p.06) a intenção do marketing de relacionamento é construir, conquistar e manter clientes por meio de relações. Ainda segundo o autor:

O resultado final do marketing de relacionamento é a construção de um patrimônio corporativo singular, denominado rede de marketing. Rede de marketing consiste na empresa e naqueles que apoiam – clientes, funcionários, fornecedores e distribuidores, revendedores, agências de propaganda e acadêmicos. (COBRA apud KOTLER, 2009, p. 06)

        Portanto, deve-se criar um ambiente no qual o consumidor sinta-se satisfeito, proporcionando criar um vínculo duradouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com