TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Politica de Demissão

Por:   •  11/6/2015  •  Ensaio  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Política de demissão

Ninguém tem nenhuma garantia de emprego pela vida toda, demissão é o ato de parar de trabalhar, tanto o empregado ou o patrão pode fazer pedido, formalizando através de carta de pedido ou dispensa. 

No pedido de demissão através de uma carta de pedido de demissão o empregado comunica ao empregador que deixará de trabalhar, ele deve dar o aviso prévio e o empregado tem direito a receber o saldo de salário, férias proporcionais e 13º.

Para a dispensa do funcionário o empregador o informa através de uma carta de demissão com aviso o prévio sobre sua dispensa. Caso o aviso prévio não for cumprido, o empregador deve indenizar o funcionário no valor do salário. Com direito a receber saldo de salário, 13º proporcional, férias proporcionais e férias vencidas, se houver, 40% do valor do FGTS.

Existem outros tipos de demissões; Demissão sem justa causa, com justa causa, Término do prazo do contrato de trabalho por tempo determinado, Acordo, Extinção da empresa ou falência, Aposentadoria e Morte do empregado.

As organizações precisam ter uma boa política de demissão, ter bem claro o motivo da demissão e essencial, no desligamento o colaborador e convocado para uma reunião (máximo 10 minutos de duração), geralmente o colaborador perde a capacidade de raciocínio e não irá mais ouvi-lo principalmente quando recebe uma notícia dessas. A demissão quando mal conduzida, tumultua o ambiente de trabalho.

Conforme: Chiavenato (2010, p. 88) o turnover (rotatividade de pessoal) é o resultado da entrada e saída dos colaboradores no setor de trabalho.

Conforme: Lucena (1995) considera o turnover como uma forma de renovação de entrada de sangue novo na organização, principalmente para funções chaves e criticas.

Referências:

http://www.sindmetalgo.com.br/s/complementares/entenda-os-varios-tipos-de-demissao

http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=al2akybnk

www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/.../50229/

http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2784.pdf

Fonte: Você S.A.18/03/2002

4. Política de Demissão (ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO)

Quais critérios elaborar para evitar a demissão de um profissional? Incluir nos procedimentos de demissão, entrevista de desligamento para prever mudanças na organização.

A entrevista de desligamento não procura um culpado, mas sim oportunidades de melhoria para os dois lados, colaborador e empresa.

Uma entrevista de desligamento tem objetivos básicos, as causas que motivaram à demissão de uma maneira natural.

O pedido de demissão normalmente e referente a salário insatisfatório, ambiente de trabalho, falta de perspectivas profissionais e de desenvolvimento,
obter do ex-funcionário informações da empresa, oque ele não teve oportunidade anteriormente de se manifestar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com