TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recuperabilidade Ativos

Por:   •  14/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Muitas empresas brasileiras estão em fase de transição e/ ou adequação das Normas Brasileiras às Normas Internacionais de Contabilidade, confrontando-se não só com as dificuldades de compreensão e aplicação das novas e diferentes normas, mas com um cenário do mundo dos negócios cada vez mais competitivo e o grande anseio dos investidores por ultrapassar fronteiras dos países, permitindo dessa forma uma integração do mercado financeiro internacional. Uma das maiores dificuldades que as empresas tem encontrado quando se fala em mercado internacional é a divulgação de suas informações, tornando-se até um dos empecilhos atribuídos a desestimular as entidades de expandir seus negócios.

Dessa forma a adequação ás normas internacionais se tornou uma ferramenta importante que padronizou as demonstrações contábeis, através de leis como a 11.638/2007 seguida da lei 11.941/08 que trouxe mudanças na normatização por meio de regulamentações remetidas pelos órgãos reguladores no que se referem às demonstrações contábeis, introduzido alterações nas normas de contabilidade e possibilitando incluir o Brasil no processo de convergências às normas internacionais. Assim o Brasil optou por utilizar o padrão contábil internacional IASB (pronunciamentos técnicos denominados de IAS e IFRS), nas quais as normas contábeis estão sendo emitidas pelo CPC e CVM, tornando se obrigatórias as companhias. Dentre os diversos CPCs encontram-se as normas trazidas pelo CPC 01- Redução no Valor Recuperável de Ativos, sendo o seu princípio básico o Teste de Recuperabilidade de ativos ou também conhecido como Impairment Test, que tem como objetivo verificar se os ativos registrados nas demonstrações contábeis não estão reconhecidos com o valor superior ao de uso, ou de mercado, ou mesmo pode se dizer que os ativos não podem estar com o valor superior comparado ao beneficio que podem proporcionar á organização. Diante disso, compreendendo a relevância do assunto o presente estudo buscou responder á seguinte pergunta: Quais os procedimentos devem ser adotados pelas as empresas brasileiras relativas ao teste de Recuperabilidade?

1.1 Justificativa

Essa pesquisa se justifica dada a sua relevância, uma vez que as normas contábeis estão em processo de constantes alterações devido á adequação as Normas Internacionais e nem sempre a aplicabilidade das mesmas são de fácil entendimento. As mudanças das normas contábeis têm o intuito de proporcionar a possibilidade e padrão para as empresas na divulgação de suas demonstrações, pois é importante que as entidades evidenciem os números de forma correta e real. Exemplo dessa relevância é a aplicação do CPC 01 no Teste de Recuperabilidade, pois os métodos adotados na recuperação de seus ativos é que trará essa precisão de valores da real situação dos ativos. O presente trabalho busca proporcionar para a aluna o enriquecimento de seu conhecimento profissional e acadêmico e contribuir para futuros estudos e pesquisas no campo das Ciências Contábeis com informações a respeito do assunto.

1.2 Objetivos

Como objetivo geral essa pesquisa irá verificar os procedimentos que devem ser adotados pelas empresas brasileiras quanto ao teste de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com