TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância e Representação Fidedigna são características qualitativas da informação

Por:   •  6/2/2018  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  2.449 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

EDUARDO HENRIQUE DE PAULA CRUVINEL

Atividade 1.2 – Tarefa 1

LAVRAS - MG

2018

Disciplina Contabilidade Geral

Atividade 1.2 – Tarefa 1

Relevância e  Representação Fidedigna são características qualitativas da informação. Faça uma síntese sobre essas duas características.

 (Acessar: http://www.cpc.org.br/pdf/cpc00_r1.pdf)

Para que a informação contábil-financeira seja útil e relevante nas decisões tomadas pelos usuários internos ou externos os relatórios precisam levar em consideração dois aspectos fundamentais: relevância e representação fidedigna.

Relevância: diz respeito à informação capaz de subsidiar a decisão seja nos casos de valor preditivo, confirmatório ou ambos, especialmente porque estão inter-relacionados. No caso do valor preditivo a informação é usada na entrada em processos para predizer futuros. Já para os casos confirmatórios trata-se do cenário em que se pode usar a informação para confirmar ou alterar alguma situação vivenciada e assim se retroalimentar. Em qualquer caso a informação é relevante para o processo decisório, confirmação das estratégias adotadas, assim como correção de processos.

Representação fidedigna: é o retrato fidedigno/correto de algum fenômeno econômico usado nos relatórios contábil-financeiros, reportados em palavras e números, para que os usuários compreendam o fenômeno retratado. Possuem como base a completude, neutralidade e o fato de estarem livres de erros. Dentre esses atributos, cumpre esclarecer:

  1. Completo: toda a informação necessária para a compreensão do usuário, incluindo descrições e explicações;

  2. Neutro: desprovido de algum viés, distorção, ênfase ou manipulação dos dados favorecendo ou não percepção do usuário;

  3. Livre de erros: apesar de não se relacionar a perfeição, ainda assim as informações devem estar livres de erros ou omissões e com as limitações do processo devidamente relatadas.

De modo geral a informação precisa ser ao mesmo tempo relevante e fidedigna para que a realidade reportada seja útil na tomada de decisões dos usuários. O texto base desta atividade apresenta como sugestão de um processo eficiente e efetivo para a aplicação das características qualitativas listadas nesta síntese:

  1. Identificar o fenômeno econômico que tenha potencial de ser útil;

  2. Identificar o tipo de informação relevante do fenômeno que poderia ser representado com fidedignidade; Por último

  3. Determinar a disponibilidade da informação e se pode ser representada fidedignamente.

Dentre as características qualitativas de melhoria da utilidade da informação relevante e fidedigna:

  1. Comparabilidade: escolher entre alternativas e avaliar se a informação útil pode ser comparada com informação similar. Requer no mínimo dois itens e não significa uniformidade. Coisas iguais precisam parecer iguais e coisas diferentes parecer diferentes.

  2. Verificabilidade: diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna. Pode ser direta ou indireta. Pode ser que não seja possível verificar algumas explicações e informações sobre o futuro até que o período seja totalmente alcançado.

  3. Tempestividade: informação disponível a tempo de influenciar o tomador de decisão. Em geral, informação antiga tem menos utilidade.

  4. Compreensibilidade: como certos fenômenos não são facilmente compreendidos é importante classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão.

 

A aplicação dessas características deve ser maximizada individualmente ou em grupo, mas dependem da relevância e fidedignidade da informação. Trata-se de um processo interativo e não segue ordem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Silva, César Augusto Tibúrcio Contabilidade geral / César Augusto Tibúrcio Silva. – 3. ed. rev. amp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES : UAB, 2015. 124p. : il.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com