TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Social

Por:   •  29/9/2016  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

A evidenciação das informações das empresas não é mais destinada apenas aos seus proprietários. Hoje destina-se a um público muito maior: a sociedade. Tendo como base as discussões sobre a responsabilidade social da entidade e sua prestação de contas para a sociedade, as empresas brasileiras sentiram-se na obrigação de divulgar a demonstração de valor adicionado no balanço social.

Em um mercado globalizado a forma como a entidade conduz o seu negócio irá depender direta e indiretamente das contribuições que ela traz para a sociedade. A medida que estas entidades promovem o desenvolvimento social, criam diferenciais para suas marcas, produtos e serviços.

Os resultados do artigo procuram demonstrar a importância das demonstrações sócias como fonte de informação aos usuários que necessitam conhecer qual a contribuição socioeconômica e ambiental da empresa.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Balanço Social, Demonstração do Valor Adicionado.

1. INTRODUÇÃO

A postura de responsabilidade social empresarial é de extrema relevância em um contexto atual. Há uma enorme fonte de informação e em um mercado em constante crescimento a forma como a entidade elabora e divulga estas informações, referente ao seu negócio, irá depender direta e indiretamente das contribuições que ela almeja e traz para a sociedade.

As demonstrações contábeis “não são a única fonte de informação sobre a empresa. Atos e fatos relevantes devem ser informados aos interessados [...], pois poderão causar variações na posição da empresa no mercado” (IUDÍCIBUS et. al., 2010). Com base nesta informação o presente artigo busca levantar uma questão pertinente à sociedade: qual o enfoque mais apresentado das informações divulgadas pelas organizações no balanço social; sociedade, ambiente ou ambos?

Em função das mudanças constantes em um mercado cada vez mais competitivo, para chegarmos na descoberta de como o balanço social impacta na melhora da visibilidade da empresa perante a sociedade, as entidades buscam diferenciais de atratividade nos negócios, assim as organizações demonstram em seu balanço social os Benefícios e Contribuições à Sociedade em geral bem como a demonstração do valor adicionado (DVA).

As entidades procuram demonstrar nos seus balanços sociais o que fazem para serem empresas cidadãs, evidenciando que não basta gerar riqueza sem gerar um benefício social. A responsabilidade social empresarial é uma forma de evidenciar as melhorias e ações que a entidade presta perante a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com