TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resposta às Questões

Por:   •  3/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]


[pic 6][pic 7]

Índice

Introdução        2

Resumo do Caso        3

Resposta às questões        4

Como classificaria esta empresa quanto à sua capacidade para inovar?        4

A introdução de um novo SIG pode ser considerada inovação? Se sim, como classifica essa inovação?        5

Apoiaria a proposta do diretor de projetos (contratar a empresa alemã ÇAP) ou a proposta do diretor financeiro (adquirir um SIG básico e adaptar internamente)? Justifique.        6

Conclusão        6

Bibliografia        8

Introdução

A resolução do caso prático nº 5 tem como principal objetivo a análise de um problema real ligado ao mundo empresarial, bem como, o estudo e a aplicação prática do tema “Inovar”, incluído no Capítulo IV: “Funções Empresariais: Inovação, Marketing E Recursos Humanos”.

Deste modo, e para que possamos compreender melhor o tema Inovar, analisaremos o caso Soft Power.

Este caso centra-se na inovação que corresponde à implementação de um novo produto, um processo, um método organizacional ou de marketing na atividade comercial de um determinado espaço. Tem como objetivo reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho ou o conhecimento. Segundo DRUCKER, a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”.

Conforme poderão verificar no decorrer do nosso relatório, este caso apresenta a Soft Power S.A, uma empresa de Braga, dedicada ao desenvolvimento de softwares no ramo das comunicações e aplicações.

Resumo do Caso

A Soft Power, S.A é uma empresa de Braga, dedicada ao desenvolvimento de softwares no ramo das comunicações e aplicacões. Esta empresa possui uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes e que tem a capacidade de incorporar estes serviços nos softwares de gestão e nos sites internos das empresas dos clientes, o que simplifica a interface e facilita a rápida adoção dos serviços pelos utilizadores.

A empresa é constituída por dois departamentos, o departamento direcionado com o desenvolvimento onde trabalham 7 engenheiros informáticos e o departamento da implementação onde trabalham 5 analistas de sistema e 5 programadores.

Contudo esta empresa tem vindo a apresentar problemas na hora da apresentação dos resultados, este problema está unicamente relacionado com o Sistema de Informação da Gestão (SIG), por este não ser adequado e ser insuficiente. Por este motivo o diretor lança numa reunião de janeiro de 2017 a proposta de contratar uma das melhores empresas na área dos sistemas de informação a alemã ÇAP. No entanto o diretor financeiro opôs-se a esta decisão pois reparou que o único problema que se impõe ao SIG é mesmo a informação dada aos funcionários e a sua familiarização com este sistemas e não um problema assente no SIG. Por fim o diretor financeiro contrapropôs que se contrata-se uma empresa com um custo mais reduzido mas que se ajuda-se a equipa a familiarizar-se  com o sistema para que fosse mais fácil o seu uso.

Resposta às questões

Como classificaria esta empresa quanto à sua capacidade para inovar?

A empresa que nos é apresentada neste caso especifico é uma empresa que podemos considerar com grande capacidade para inovar, uma vez que a mesma tem apresentado excelentes resultados de inovação na sua área, ou seja, na área tecnológica.

Esta área de negócio tem, no geral, grande poder de inovação visto que a tecnologia está cada vez mais avançada e, nos tempos que correm, já ninguém consegue viver a mesma. A Soft Power S.A. consegue assim ser considerada uma empresa bastante inovadora pois está ligada à área das comunicações e aplicações nas empresas, sendo que com um aumento do grau de inovação vai facilitar as comunicações das empresas.

A inovação da Soft Power S.A foi a incorporação do sistema de comunicação (Voice Over Internet Protocol) nos softwares de gestão e nos sites internos das empresas clientes, o que veio simplificar as interfaces e facilitar a rápida adopção destes serviços pelos utilizadores.

Estas inovações/melhorias têm vindo, de versão para versão, a conseguir que estas aplicações sejam mais rápidas e mais fáceis.


A introdução de um novo SIG pode ser considerada inovação? Se sim, como classifica essa inovação?

A Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para o problema com que a empresa se depara. Este pode ser um novo produto, um processo, um método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho ou o conhecimento da empresa e de quem trabalha dentro da mesma. Por isso pode-se considerar que a introdução de um novo SIG (Sistema de Informação de Gestão) pode ser uma inovação para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (145.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com