TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão Controladoria

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

Revisão de Controladoria

Dica: Avaliando o aprendizado e os Exercícios que resolvemos nas últimas aulas)

1) Explique detalhadamente o que é Controladoria.

 A Controladoria como ciência consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica das empresas, com o fim orientá-las para a eficácia. Utiliza-se para tanto da Contabilidade Financeira (contabilidade que visa informações primordialmente para os usuários externos) e Gerencial (contabilidade Administrativa que visa fornecer informações à gerência da empresa). A implantação do sistema de contabilidade gerencial, deve ser planejado para estabelecer a relação dos dados necessários, gerando assim, informações que deverão ser controladas para o atendimento da necessidade do usuário, e da implantação de ações corretivas quando necessário.

 A missão da Controladoria pode ser entendida como a busca pela otimização do resultado econômico da empresa para garantir sua continuidade. É também uma área da empresa que provê garantias de que os objetivos e metas operacionais são cumpridos, assim como leis e normas são atendidas e que as Demonstrações Contábeis e demais relatórios financeiros da empresa reflitam a realidade dos negócios na data de sua emissão ao mercado, investidores e demais interessados. Sua funções estão em garantir o efetivo gerenciamento dos riscos internos e externos; manter gestão efetiva das operações; garantir a precisão e a integridade do registro das transações; manter a veracidade das demonstrações financeiras; prevenir contra movimentações financeiras não autorizadas ou não previstas; garantir a observância das regras legais, regulamentares, e das estratégias, políticas e normas internas.

 A Controladoria funciona como um órgão de suporte e apoio à decisão, no qual está diretamente ligada ao cumprimento dos objetivos da organização.

Obs1. Para que a informação tenha credibilidade, ela tem que ter características qualitativas: tempestividade; consistência; relevância; objetividade; veracidade.

 Dentre as ferramentas que o Controller utiliza, temos: Orçamento (seja ele departamental integrado da produção, vendas e administração; entre outros); o Plano de Contas adequado e personalizado para as atividades da empresa e a informática como ferramenta de administração moderna, ambientes gráficos, sistemas integrados, multiusuários, compartilhamento de dados em rede e disponibilização de informação via internet.

2) O que é Orçamento e quais os tipos e suas principais características?

O orçamento é um plano dos processos operacionais para um determinado período. É uma forma representativa dos objetivos econômico‐financeiros a serem atingidos por uma organização. Os orçamentos comunicam os planos de administração a toda organização coordenando as atividades da organização inteira, integrando os planos de suas várias partes e conduzem os administradores a refletir sobre o futuro e planejá-lo. O orçamento proporciona um instrumento de alocação eficaz dos recursos ajudando a identificar previamente possíveis pontos de estrangulamento.

Tipos:

 Flexível - Permite ser ajustado no curso do período e permite identificar em qual item (queda de vendas, preços, custos, volume vendido, gastos não previstos, oscilações de custos) e em qual atividade e qual razão para desvios (orçado x realizado).

 Contínuo - Abrange ciclo operacional completo; acréscimo de outro período orçado à medida que um mês ou um trimestre se passam.

Permite sempre visão período fixo à frente. Alinhamento contínuo com a estratégia

 Estático - Expectativas iniciais de receitas, custos e despesas; permanecem inalteradas – revisões anuais. Inflexibilidade

 Base Zero - Abandonar informações históricas – projetar operações futuras(começar do ponto zero)

3) Sistema de Informação e quais os subsistemas?

Sistemas de informação são conjuntos de subsistemas inter-relacionados que funcionam em conjunto para coletar, processar, armazenar, transformar e distribuir informações para fins de planejamento, tomada de decisões e controle.

Os sistemas de informações gerenciais necessitam da coleta dados com entrada e, armazenamento, por um ou mais processos, geram informações.

 Subsistema institucional- dar as diretrizes da empresa frente ao ambiente externo a partir dos valores dos donos formando a missão, crenças e valores da empresa.

 Subsistema físico-operacional - Recursos utilizados nas operações

 Subsistema social- elemento humano - Influencia o funcionamento de todos os demais, condicionando o desenvolvimento da empresa, na medida em que determina a cadência segundo a qual suas atividades são desenvolvidas.

 Subsistema formal – Forma segundo a qual a empresa se organiza para a execução de suas atividades. Departamentos; Descentralização, etc.

 Subsistema de informação - Recebimento e processamento de dados e geração de informações, apoiar processos administrativos e decisórios.

 Subsistema de gestão - caracterizado pelo conjunto de procedimentos e diretrizes, partindo do processo de planejamento, execução até o controle

das operações e que perfaz o processo decisório da empresa. Influenciado pelo subsistema institucional e suportado pelo subsistema de informação.

4) O que é avaliação de desempenho e qual sua relação com a Controladoria?

Avaliação dos resultados gerados pelas atividades sob a responsabilidade dos gestores. Avaliar um desempenho significa julgá-lo ou atribuir-lhe um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com