TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rota do Dinheiro Sujo

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

O primeiro episódio da série “Na rota do dinheiro sujo” fala sobre um escândalo de fraude na Volkswagen, a gigante do setor automobilístico.
    A Volkswagen é fundada em 1937 por Adolf Hitler e Ferdinando Porsche com o intuito de produzir carros com preços acessíveis para a população alemã. Nos seus primeiros anos a ascensão da empresa é meteórica, a produção estava em alta e o consumo também. Mas após alguns anos, as faltas de inovação nos automóveis da empresa levaram ela para uma crise, que só se encerraria com a chegada de Ferdinand Piech para assumir o cargo de presidente. Piech desenvolve vários modelos de carros que seriam bem absorvidos pelo mercado consumidor, ele leva a sua ideia do motor a diesel que ele mesmo desenvolveu na época em que trabalhava na Mercedes Benz, e insere nos carros da Volkswagen. Com o apoio de campanhas publicitárias os carros a diesel são apresentados como automóveis limpos e que não prejudicaria em nada o meio ambiente, mas após alguns foi detectado que os carros emitiam uma grande quantidade de gases que reagiam com o ozônio do ambiente e resultavam em um gás altamente nocivo para os seres humanos e para o meio ambiente em geral. Mas isso não foi tão grave visto que as leis europeias acerca da poluição gerada por automóveis eram flexíveis na época.
    Com todo esse desenvolvimento a empresa se firma com uma das maiores do mundo e começa a exportar seus carros para o mundo todo. Quando seus carros a diesel chegam no mercado estadunidense a aceitação por parte do mercado é muito boa pelo perfil ambientalista dos consumidores americanos, após a sua chegada alguns grupos de pesquisa que trabalhavam para empresas americanas buscavam qual era a explicação para o motor a diesel da Volkswagen emitisse poucos gases nocivos ao ambiente em comparação aos carros a diesel desenvolvidos nos Estados Unidos. Depois de inúmeros estudos foi constatado que os motores dos carros alemães emitiam uma quantidade 40 vezes maior de gases do que foi emitido no teste para a viabilização da entrada desses automóveis no país. Após as investigações feitas por ONG’s, Grupos de pesquisas e Polícia foi atestado que existia um software que fraudava o teste de admissão desses carros o que levou a uma denúncia de fraude por parte do grupo Volkswagen. A empresa teve que pagar uma multa de aproximadamente 2 bilhões de dólares e recomprar os carros vendidos por violar as leis americanas. No decorrer desse escândalo foi comprovado que outras gigantes do mesmo setor como BMW, Mercedes Benz e Suzuki também fraudavam os seus testes de emissão de gases poluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com