TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

I - INTRODUÇÃO

Este trabalho faz parte avaliação da disciplina de Sociologia das Organizações do curso de Ciências Contábeis. O texto tem como objetivo analisar as consequências sociais da Revolução Industrial ocorrida na Europa no Século XIX relacionando o filme “Germinal” com o texto “A semente que semeais, outro colhe”, Cap. 16 de “A história da Riqueza do Homem”.

II - DESENVOLVIMENTO

​​O Germinal, filme de produção francesa lançado em 1993, com direção e produção de Claude Berri. O filme do gênero épico baseia-se no romance homônimo de Émile Zola.

​​O filme possui uma narrativa linear com foco no cotidiano de trabalhadores de várias minas de carvão na França, durante a Revolução Industrial. Influenciados pelos movimentos trabalhistas que se disseminavam pela Europa, e diante das péssimas condições de trabalho e dos míseros salários, os trabalhadores se organizavam em greves e motins contra a aristocracia burguesa.

​​As principais teses apresentadas pelo filme são:

⋅ péssimas condições de trabalho – sem equipamentos de proteção adequados e expostos à riscos ambientes (umidade, grisu um gás explosivo) causando doenças e morte precoce;

⋅ baixos salários – sem remuneração adequada os trabalhadores ficavam cada vez mais dependentes dos patrões, passando fome e com dividas;

⋅ contraste entre as classes sociais – enquanto os patrões em suas belas casas, se fartavam em banquetes; a classe operária vivia em péssimas condições de higiene, em moradias precárias, dependendo dos favores da classe mais rica.

Como palavras-chave em relação as teses, citaria: contraste; exploração; dependência econômica; revolta.

​​Várias cenas do filme remetem às péssimas condições de trabalho quando citam a presenças de vigas e mal escoramento dos túneis das minas onde eventuais desmoronamentos causavam ferimentos e óbitos entre os trabalhadores.

​​Outra cena que vou citar é a da humilhação que a mãe passa ao implorar por comida a fiado, ao comerciante local, já que sua família passa fome.

​​Uma cena relevante no filme é o banquete de noivado do casal de jovens burgueses farto em comidas exóticas, contrastando com a miséria dos proletariados.

​​O filme de Berri, torna-se uma boa base para análise do período narrado e sua influência sobre a sociedade. Como análise sociológica do filme, citaria o Darwinismo Social que sugere que os pobres eram menos aptos e os mais ricos, favorecidos economicamente, seriam mais capacitados à sobreviverem, sendo mais evoluídos.

​​Completaria esse pensamento com as teorias de Karl Marx (Marxismo) que sustentava a ideia de que a sociedade humana evolui através da luta de classes. Luta entre a classe social dominante que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra para a produção. E o Estado que deveria representa o direito comum, favorecendo o interesse da classe mais poderosa. Em sua teoria, Marx defendia que as diferenças entre as duas classes seria uma disputa perpétua, e que a classe trabalhadora deveria realizar uma ação revolucionária organizada para provocar mudanças socioeconômicas.

O texto de Leo Hubermann começa destacando o preconceito vivido pelos trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com