TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 15

-[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL        

2.2        AGRONEGÓCIO        

2.3        ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS        

2.4        ÓRGÃOS PÚBLICOS        

2.5        ENTREVISTA        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O tema sustentabilidade está em grande evidência atualmente. Muita coisa é falada sobre esse tema, mas poucos compreendem realmente o significado do termo sustentabilidade.

Com os avanços da tecnologia vindos da revolução industrial e o aumento crescente populacional, as atividades humanas passaram a causar um maior impacto negativo ao meio ambiente. O que por muito tempo era tido como fonte inesgotável de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem, agora se torna um problema, já que esses recursos são limitados.

Do meio ambiente, o homem retira o necessário para produzir alimentos e bens de consumo, mas em com isso são produzidos também resíduos sólidos, líquidos e gases nocivos e poluentes em grande quantidade provocando assim a poluição do meio ambiente sem falar no enorme consumo dos recursos naturais. Diante disso as empresas estão sendo obrigadas a adquirir uma nova estrutura para que assim possam se enquadrar a essa situação, sendo forçadas a elaborar formas para poder amenizar o impacto ambiental sem perder a qualidade de seus produtos.

O presente trabalho tem como objetivo de abordar conceitos teóricos sobre sustentabilidade empresarial onde nela analisaremos três seguimentos empresariais: o agronegócio, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos fixando sua importância, os principais conceitos e pesquisar que práticas podem ser escolhidas pelas empresas para amenizar os impactos ambientais. Elaborarei também em minha região, uma pesquisa para saber se as empresas estão conscientes das agressões ao meio ambiente e que práticas as mesmas estão realizando para amenizar essas agressões.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Definição: é a capacidade que o ser humano tem de interagir com o mundo preservando o meio ambiente para que não comprometa os recursos naturais das gerações futuras.

O termo sustentabilidade empresarial pode ser definida como um conjunto de ações que uma empresa adota, mirando respeitar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Toda empresa que almeja de firmar-se no mercado atualmente precisa se adequar aos desejos da sociedade e não apenas às necessidades relacionadas aos seus produtos, mercadorias e serviços, mas sim todas as necessidades nos campos econômicos, político, social e ambiental, por se tratar de uma questão de sobrevivência para as próximas gerações.

[...] a busca pelo desenvolvimento sustentável é inadiável, tanto por parte das empresas, como da sociedade em geral, pois vem se tornando um quesito importantíssimo para a continuidade das organizações e sobrevivência da população. (DALMAGRO; OTT, 2002).

Com a enorme divulgação do tema Sustentabilidade, as empresas estão sendo obrigadas a participarem da luta pelo equilíbrio social e ambiental para assim manter sua competitividade no mercado atual, pois os consumidores estão cada vez mais se tornando conscientes e seletivos. As empresas que desenvolvam fatores de sustentabilidade em sua realidade, com certeza terão maiores chances de conseguir a confiança e a fidelidade dos consumidores.

Para Santos et al.(2006) o desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades, otimizando o uso racional dos recursos naturais.”

[...] a degradação ambiental tem origem na fase de planejamento, no momento em que a empresa decide o que e como vai produzir que equipamentos, processos e medidas vai utilizar. (CHEIBUB, SILVA, 2005).

Importância da Sustentabilidade Empresarial

Além do respeito com o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar positivamente a imagem de uma empresa junto aos seus consumidores. Devido aos problemas ambientais criados pelo desenfreado crescimento nos últimos anos, os consumidores passaram a ter mais consciência da importância da defesa do meio ambiente. Vale salientar também que as práticas adotadas pelas empresas devem apresentar resultados significativos para o meio ambiente e para a sociedade e não com atitudes superficiais visando apenas o marketing aproveitando que o tema é discutido frequentemente.

Assumindo a gestão ambiental juntamente com uma responsabilidade social, as empresas ganham com certeza uma melhor imagem institucional. Uma empresa que é vista como socialmente responsável possui uma maior vantagem estratégica em relação àquela que não tem essa imagem perante seus consumidores.

Uma grande questão para as empresas está em decidir qual a abordagem ambiental adotar. As questões ambientais em uma empresa são diversas, e todas necessitam planejamento, alterações, investimentos. Ou seja, deverá existir um equilíbrio entre as exigências ambientais dos consumidores com a postura ecológica escolhida pela empresa. As empresas precisam buscar um equilíbrio entre as ações ambientais e expectativas exigidas pelo mercado sempre tomando cuidados antes de elaborar suas estratégias ambientais, porque geralmente os produtos ecologicamente corretos podem fazer com que o custo final dos produtos sejam caros e interfiram negativamente na qualidade desejada pelos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com