TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socialização de um indivíduo nunca acaba

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho tem como principal objetivo mostrar um debate sobre os principais agentes que existem em um processo de socialização ocorridos na infância de um indivíduo, expondo as consequências dos mesmos sob a sociedade e o próprio indivíduo.

A socialização de um indivíduo nunca acaba, pois a sua socialização começa ao seu nascimento, onde se inicia a moldura de sua personalidade e o grupo social onde passará a viver, sua personalidade é o que o diferencia dos demais indivíduos da sociedade.

Desenvolvimento

Os principais agentes no processo de socialização acreditam que esta ligada a família e a escola. A família é nosso primeiro contato com o mundo exterior. Ela molda todo o nosso comportamento perante a sociedade em que vivemos porque nos mostra o certo e o errado da vida e nos influência na maneira de agir, pensar, nos alicerça para resolver nossos conflitos interiores e exteriores, e claro aprendemos a amar e sermos amado. A nossa maneira de agir em tudo reflete a maneira como fomos criados.

O segundo ponto de influência na socialização de um indivíduo é a escola, é nela que aprendemos a conviver com pessoas de diferentes cores, raças, crenças e costumes. Nela também aprendemos que a limites, direitos e deveres a serem seguidos e isso faz com que haja uma expansão em nossa vida social. Ali também aprendemos que há uma hierarquia a ser seguida.

No decorrer da história em nossa nação, fatos e pessoas contribuíram com suas vidas para uma melhora a população brasileira, tanto que são chamados até hoje de heróis. A seguir apresentamos alguns exemplos:

Tiradentes: um herói nacional e uma figura rara

Ele nasceu em 1746 na Vila de São João Del Rey, hoje a cidade mineira que leva o seu apelido – Tiradentes – e foi criado em Vila Rica – hoje Ouro Preto. Nessa época não havia no país constituição nem o direito de desenvolver indústrias em território brasileiro, e os impostos cobrados do povo pela metrópole eram extorsivos e provocava revolta.

Tiradentes ficou órfão cedo, aos 11 anos. Trabalhou como mascate, pesquisou mineral e foi médico prático. Diz-se que tinha a habilidade de extrair dentes e colocar novos que ele mesmo fazia. Como militar, pertenceu ao Regimento dos Dragões de Minas Gerais. No posto de alferes comandava uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

A conspiração representada pela Inconfidência Mineira agregou militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes e, influenciada pela independência dos Estados Unidos em 1776, tinha como principais ideias proclamar uma república independente, com a abolição imediata da escravatura; construir uma universidade; promover o desenvolvimento da educação para o povo e outras reformas sociais. O movimento planejava chamar o povo para protestar no dia em que o governo fizesse a chamada derrama – nome dado à cobrança de impostos – mas não chegou a se concretizar, devido à traição de Joaquim Silvério dos Reis, que se passou por companheiro para denunciar o grupo.

[pic 1]

 Brás Cubas Braz (c.1507 - 1592)

Brás Cubas (Porto, dezembro de 1507 — Santos 1592) foi um fidalgo e explorador português. Fundador da vila de Santos (hoje cidade) governou por duas vezes a Capitania de São Vicente (1545-1549 e 1555-1556). É considerado por alguns historiadores como fundador de Mogi das Cruzes, em 1560.

Em 1536 recebeu sesmarias na recém-formada Capitania de São Vicente, onde desenvolveu a agricultura da cana-de-açúcar e montou engenho de açúcar. Chegou a ser o maior proprietário de terras da baixada santista, fundando um porto, uma capela e um hospital - a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos (1543), que dariam origem à vila, atual cidade de Santos. Sendo o porto de Santos mais bem localizado que o de São Vicente, Brás Cubas foi o responsável pela transferência do porto da Ponta da Praia para o centro, nas cercanias do Outeiro de Santa Catarina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com