TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Indiv 4º Semestre Gestão E Orçamento Empresarial

Ensaios: Trabalho Indiv 4º Semestre Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 5

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 5

2.2 ORÇAMENTO GERAL 5

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 6

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 6

2.5 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 7

2.6 BALANÇO PATRIMONIAL 7

2.7 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 8

2.8 DEMONSTRAÇÕES DO FLUXO DE CAIXA 8

2.9 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar abordar a questão da gestão e o orçamento empresarial, conceito e definição geral sobre orçamento, como ele se divide seus pontos positivos utilizados na gestão das entidades, sua relação com as questões tributárias e a importância e influencia da mesma para a contabilidade empresarial. O conceito de Balanço Patrimonial sua divisão e organização, a Demonstração de Resultado de Exercício

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

CONCEITO DE ORÇAMENTO

O Orçamento é algo fundamental para uma administração de uma empresa, de uma família, de uma obra e para um controle pessoal também, mas o que é orçamento? Digo que orçamento é cálculo feito antecipadamente referente às despesas e receitas tanto da pessoa Jurídica tanto física para haja um controle das finanças. Ou seja, uma previa do que vai ser gasto, é uma planilha um relatório ou um projeto, um plano estratégico, que analisa os custos para alguma determinada atividade. Um exemplo é o caso de um trabalhador assalariado que tem um orçamento em torno mensal de R$1.500,00, ou seja, suas despesas não podem ultrapassar esse valor, pois o mesmo ficará endividado.

ORÇAMENTO GERAL

O orçamento geral demonstra os planos operacionais e financeiros da administração em um determinado tempo, que geralmente é de uma ano, ou seja, é a projeção futura da empresa com base e análise de dados passados, para que haja um planejamento financeiro há ser estudado e para ser cumprido como meta. O orçamento geral se subdivide em orçamento operacional e orçamento financeiro.

O orçamento operacional demonstra com profundidade e detalhe toda a função operacional dos valores e desenvolvimento dos produtos, ele da uma visão geral dos custos dia-a-dia da empresa.

Já o orçamento financeiro é a estrutura da empresa, feito com base nos relatórios de orçamento de fluxo de caixa, da demonstração do resultado do exercício e do balanço patrimonial, que vão demonstrar os resultados para a empresa em um determinado tempo.

ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Este orçamento permite uma análise mais completa das variações orçamentarias, devido apresentar uma estimativa sobre qual deve ser o custo em relação a qualquer atividade exercida. Para a elaboração deste orçamento é necessário à separação dos custos fixos e dos custos variáveis, pois os mesmo podem variar bastante, quando o resultado apresentado em relação as variações existentes na projeção, forem diferentes, isto pode dificultar muito a questão de análise para a empresa. É preciso também para a elaboração de um orçamento excelente a colaboração dos participantes da empresa, pois quanto mais informação melhor será para a realização deste orçamento.

As variações existem porque há diferença entre o que foi planejado e o que foi realmente executado, por exemplo, pode-se planejar uma meta de vendas, porem na realidade as vendas superou o planejamento, sendo assim haverá divergência em relação ao orçamento.

PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Abrir e manter uma empresa nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, por questões de concorrência do mercado e de uma boa administração por parte do gestor, e para isso é preciso alguns recursos, tais como o orçamento, ele permite o gestor analisar melhor e com mais profundidade dados referente a sua empresa que vai atingir diretamente na tomada de decisões e consequentemente no futuro da empresa, esses dados apurados no orçamente, tem como objetivo demonstrar para a equipe de gestão qual o melhor caminho para a empresa se sair melhor no competitivo mercado de trabalho e para que a mesma possa obter mais rentabilidade, lucro.

[...]A gestão orçamentária se apoia em previsões, função das condições internas e externas da empresa. A partir dessas previsões, os responsáveis pela empresa recebem atribuições – programas e meios – para um período limitado em valor e quantidade. Em períodos regulares, é efetuado um confronto entre esses orçamentos e as realizações, a fim de realçar as diferenças que se verificarem. A explicação e a exploração dessas defasagens constituem o controle. (MEYER apud TUNG 1975, p. 22)

AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

O Contador precisa também entender sobre questões jurídicas e tributárias para melhor atender seus clientes, na questão de orientá-lo na condução de sua empresa, pois conhecendo as leis, as tributações, ele pode ajudar a evitar gastos como geração de impostos indevidos por falta de conhecimento, isso pode ajudar na diminuição dos gastos da empresa através de um bom planejamento tributário que visa diminuir o pagamento desse tributos legalmente, ajudando na organização e estruturação da empresa. Já que o Governo cada dias mais aumenta os impostos, a melhor forma é optar por uma economia na tributação, ao invés de optar por diminuição impostos de maneira ilegal, a chamada sonegação, porque assim ela estará sujeita a riscos de perder a empresa caso descoberta, por muitas multas pelo ato ilegal, ou então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com