TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Empresarial

Por:   •  18/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS

MARIA KALYANE DUARTE MONTEIRO

MÉTODOS E TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS QUE CONTRIBUEM PARA ALAVANCAR A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO BASEADO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DIVULGADOS PELAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA.

CAMPINA GRANDE- PB

2017

MÉTODOS E TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS QUE CONTRIBUEM PARA ALAVANCAR A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO BASEADO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DIVULGADOS PELAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA.

Monteiro, Maria Kalyane Duarte[1]

 (kalyanedm@gmail.com)

  1. INTRODUÇÃO

        Os problemas ambientais é uma realidade presente e hoje conhecida praticamente por todos. Conscientes da gravidade desses problemas, várias empresas se mobilizam na busca de medidas corretivas e preventivas que venham alinhar de forma consciente, do ponto de vista sustentável, o seu crescimento econômico com o bem estar do meio ambiente e equidade social.

        Pesando assim, empresas criam modelos de gestão ambiental ou mesmo adotam modelos eficientes de outras organizações com o intuito assim agregando para si vantagens competitivas frente ao mercado financeiro atual, o qual apresenta-se cada vez mais acirrado tendo em vista a famigerada globalização e os avanços tecnológicos acelerados, que criam ambientes altamente dinâmicos e competitivos nos mais diversos setores, bem como em razão das crises econômicas enfrentadas por países, como é o caso do Brasil. Assim, é notório que adoção de medidas sustentáveis, a organização das informações (contabilidade), a economia voltada para o meio ambiente são ferramentas que podem serem trabalhadas em conjunto e que são necessárias numa possível tomada de decisão relacionada ao desenvolvimento competitivo e sustentável das organizações.

        Diante do exposto, a questão debatida será se os métodos e técnicas sustentáveis adotados por essas empresas contribuem para alavancar a competitividade empresarial? Além de analisar quais as motivações e os principais benefícios gerados ao se adotar programas de gestão ambiental com base nas empresas listadas no relatório da BM&F Bovespa?

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo Geral

        Analisar os métodos e técnicas sustentáveis que contribuem para alavancar a competitividade empresarial de empresas listadas na BM&F Bovespa com base nos seus relatórios de sustentabilidade.

1.1.2 Objetivos Específicos

  • Identificar os benefícios econômicos obtidos pelas empresas ao se adotar medidas sustentáveis;
  • Analisar se as empresas desenvolvem seus próprios programas de gestão ambiental com base no Relatório de Sustentabilidade das empresas listada na BM&F Bovespa.

  1.  JUSTIFICATIVA E CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS

        O presente trabalho trata-se de uma pesquisa ainda pouca explorada nas literaturas existentes, trazendo um embasamento científico inicial sobre o assunto no aspecto econômico e ambiental, bem como busca-se evidenciar o retorno financeiro que as empresas terão ao implantar um projeto de gestão ambiental, assim, adotando medidas sustentáveis que favorecem não só a própria empresa, como também, indiretamente, o meio ambiente e todos que dele necessita.

        Assim, espera-se contribuir para suscitar um debate sobre o assunto entre os estudiosos, no que se refere a gestão ambiental das empresas como instrumento de atração e visibilidade empresarial, trazendo um diferencial competitivo para essas empresas.

        No que tange a Contabilidade, será feito um levantamento a partir dos relatórios e demonstrações contábeis dos gastos com despesas antes e depois de se adotar medidas e técnicas sustentáveis pelas empresas citadas no relatório da na BM&F Bovespa em 2015, foco em estudo neste trabalho e assim, gerar tabulação para analise contábil das mudanças ocorridas na economia dessas empresas. Com isso, pretende-se agregar valor à contabilidade dessas empresas tendo em vista o ganho que se é esperado a partir do investimento na gestão ambiental.

  1. MEDOTOLOGIA

        Esta seção irá apresentar a metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, quais foram os meios usados para atingir os objetivos propostos e, consequentemente obter os resultados deste trabalho, assim pretende-se escolher artigos significativos da área, bem como os documentos relevantes que contenham os dados relativos aos medidas ambientais adotadas pelas empresas listadas no relatório da BM&F Bovespa no ano de 2015.

2.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

        Diante do conceito apresentado por Gil (2002, p. 41), a pesquisa exploratória proporciona maior familiaridade com o problema, de modo a explicitá-lo. Nesse aspecto, pode-se assim classificar a presente pesquisa, um vez que que foi feito um levantamento bibliográfico para obter maiores informação sobre o tema – projetos de gestão ambiental nas empresas como ferramenta de diferencial competitivo no mercado empresarial.

        Classifica-se também como descritiva, uma vez que pretende-se descreve as características dos modelos de gestão ambiental adotado por diferentes empresas e as respectiva técnicas sustentáveis utilizadas, assim como os reflexos da sua implantação para as empresas e para a sociedade como um todo. Para Silva e Menezes (2005) a pesquisa descritiva tem como objetivo principal descrever as características de determinada população ou fenômeno e bem como o estabelecimento de relações entre variáveis, usando-se da coleta de dados ou qualquer modalidade de tratamento ou evidenciação no estudo.

        Quanto a abordagem da pesquisa, classifica-se como qualitativa, pois a coleta e análise dos dados não é baseada na quantificação, apenas busca-se analisar e descrever o fenômeno a partir dos dados divulgados. Ou seja, definir o processo a partir de uma sequência de atividades, a categorização dos dados, sua interpretação e a redação do relatório (GIL, 2002).

        As etapas para desenvolvimento da pesquisa foram as seguintes:

  • Para atingir aos objetivos propostos, inicialmente foi necessário entender os conceitos relacionados ao tema;
  • Os dados necessários para fundamentar a conclusão surgiram da análise dos relatórios e demonstração contábeis individuais divulgados por cada empresa na lista do relatório da BM&F Bovespa e, a partir destes, entender como a aplicação de medidas sustentáveis irão impactar economicamente essas empresas;
  • A partir disso, interessa ao desfecho dessa pesquisa apenas os dados pertinentes as empresas que constam no referido relatório anteriormente citado, delimitando assim o universo da pesquisa.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

        Ao se falar de empresas privadas, quase sempre irá surgir as palavras lucros e benefícios econômicos de forma valorada por todos aqueles envolvidos na organização, pois entende-se que seja este seu principal objetivo, enquanto organização com fins lucrativos. Pensando assim, muitas empresas buscam meios para chegarem aos seus objetivos da maneira mais eficiente possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com