TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Empresarial

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.125 Palavras (17 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)...................................................4 3 EXEMPLOS ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO ................................................9

3.1 EXEMPLO DE FIGURA.........................................................................................9

3.2 EXEMPLO DE TABELA......................................................................................10

4 BALANÇO SOCIAL................................................................................................11

5 CONCLUSAO.........................................................................................................14

REFERENCIAS..........................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

                              Vivemos hoje sobre o fio da navalha em relação as questões ambientais. Nosso planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluição da terra; da agua e do ar; chegaram a níveis tão altos que em alguns países certas regiões chegam a ter níveis de poluentes que provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde para os habitantes dos locais. A sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente constantemente atacados pelo nosso modo de vida acabaram forçando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Isso contribuiu para criar uma consciência planetária que algo deve mudar.

O desenvolvimento sustentável é um processo em evolução, voltado ao desenvolvimento de um país visando além do presente, também às gerações futuras. Objetiva assim, o crescimento da economia, a melhoria da qualidade do ambiente e melhoria da sociedade. Neste cenário, a sustentabilidade empresarial busca através da gestão, a lucratividade ao longo do tempo em decorrência da ampliação da atividade econômica, a redução dos impactos ambientais e a contribuição da melhora da qualidade de vida humana. (Barata 2003).

Sustentabilidade Empresarial passou a ser mais que um conceito importante. De fato, passou a ser um vetor determinante no sucesso das empresas, seja por estimular sua capacidade de interagir com seu ecossistema e gerar ganhos para ambas as partes, seja por sua importância na construção de sua reputação e credibilidade a partir de questões como transparência, ética, cidadania corporativa e responsabilidade social empresarial.

Uma iniciativa voltada para o meio ambiente foi a criação do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) que desperta o interesse dos investidores nas ações de empresas que possuem politicas e obras de respeito a responsabilidade social de seus empreendimentos, produtos e serviços, garantindo um processo de construção do índice e de seleção das empresas, onde a própria ganha modelo de negócio que contribui com desenvolvimento sustentável.  

A divulgação do balanço social das empresas mostra que procuram desenvolver para sociedade parte daquilo que produzem e comercializam. As empresas visam atender a tendência de uma atividade sustentável.

Quanto a sustentabilidade empresarial, os governos divulgam o desempenho das empresas com certificações: como prêmios e selos, onde as próprias( empresas ) divulgam em seus anúncios, embalagens, sites de campanha publicitarias o selo indicando que são adeptas do pensamento sustentável, que investem em educação, saúde, cultura esportes e meio ambiente.

2 DESENVOLVIMENTO

                         

                            SUSTENTABILIDADE - Capacidade de se auto sustentar a de se auto se manter, é uma atividade que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo de forma  a não se esgotar nunca. Amplia-se o conceito em se tratando de uma sociedade sustentável que não coloca em risco os recursos naturais, como o ar, a agua, o solo r a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade) depende (PHILPPI,2001). 

 

  1. INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

                            É um índice que mede o retorno médio de um a carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&FBOVESPA, onde discutem a criação de ações de empresas que se destacam em responsabilidade social sustentabilidade.

                            O índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005 pela Bolsa e seu desenvolvimento metodológico e responsável do centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp). Esta metodologia busca avaliar, de forma integrada, diferentes aspectos da sustentabilidade, tais como elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros.

                            O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Seus objetivos são funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.

                            Considera-se, para efeito dessa pesquisa, que a participação da empresa no índice é um indicador de boas práticas de sustentabilidade empresarial (uma espécie de “selo” de qualidade), independente de a empresa já adotar essas práticas antes mesmo de sua inclusão na carteira do ISE. Ressalte-se que todas as empresas que participam do ISE são consideradas igualmente sustentáveis, não havendo entre elas uma escala das mais sustentáveis ou menos sustentáveis.

                            A pressão da sociedade e da tendência de uma gestão de empresas que incorpore a questão da sustentabilidade e da responsabilidade social, há, ainda, controvérsia a respeito do impacto sobre o desempenho financeiro dessas empresas. A confirmação quantitativa da existência de uma relação positiva entre desempenho sócio-ambiental e o desempenho financeiro das empresas brasileiras poderá servir como incentivo à adoção de práticas sustentáveis por parte das demais empresas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (359.7 Kb)   docx (506.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com