TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Empresarial

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        O QUE É ISE-BOVESPA        

3        SITES DE EMPRESAS VIZITADOS        

3.1        TIPOS DE INVESTIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS EFETUADOS PELAS EMPRESAS LISTADAS.        

4        BALANÇO SOCIAL        

4.1        HISTORIA DO BALANÇO SOCIAL        

5        CONCLUSÃO        

6        REFERÊNCIAS        



  1. introdução

Com o crescimento das cidades e indústrias, o nosso planeta vem passando por serias mudanças ambientais e sociais, tais como: o aumento da poluição do ar e da água, desmatamento das florestas, a superpopulação nas grandes cidades o que vem deixando o planeta em uma situação extremamente frágil, assim gerando uma grande preocupação por parte da população e das empresas, já que o nosso modo de vida vem cada vez mais afetando o planeta, assim vem se criando um pensamento de que devemos mudar nossa forma de como agimos para com o nosso meio ambiente.

Com isso as grandes empresas que são vistas como as grandes vilãs do meio ambiente vem sofrendo uma enorme pressão da sociedade, para adaptarem a sua forma de agir rapidamente, sendo que uma empresa mal vista pela sociedade, esta sujeita a ter seus produtos rejeitos, tendo suas vendas e lucros indo por água a baixo. Essa mudança de pensamento das empresas no seu modo de agir com o meio ambiente e com a sociedade se dá o nome de sustentabilidade empresarial. E para que aja o aumento desse comportamento foi criado o índice ISE.


  1. o que é ISE-Bovespa

O ISE (Índice de Sustentabilidade Social), teve seu inicio no ano de 2005, lançado pela Bovespa, tendo como parceira a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para projetos com a iniciativa privada, sendo uma ferramenta para análise de performance das empresas que estão listadas na BM&FBOVESPA.

O ISE tem base nos seguintes aspectos:

  • Eficiência econômica.
  • Equilíbrio Ambiental.
  • Justiça Ambiental.
  • Governança Corporativa.

Assim mostrando, as empresas mais compromissadas com a sustentabilidade em diversos aspectos como: desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Fonte:  acessado em 07-05-2013 as 22:25.

O ISE é formado por 28 empresas que são consideradas capazes de juntar ás praticas sociais e ambientais corretas, junto com um bom crescimento econômico e financeiro, mas pode chegar a 40, entre as mais liquidas da BOVESPA, tendo como conselho a (Abrapp, Apimec, Anbid, IBGC, Instituto Ethos, IFC, Ministério do Meio Ambiente e Bovespa) que definem as regras.

A primeira carteira de ações do ISE contou com 33 ações de 28 empresas que foram selecionadas através de um questionário que esta disponível em (), esse respondido por empresas de capital aberto que tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

Para ser incluído no ISE deve-se adequar em alguns critérios, que são os seguintes:

  1. Ser uma das 150 ações com o maior índice de negociabilidade apurados nos doze meses anteriores a reavaliação;
  2. Ter sido negociada em pelo menos 50% dos pregões ocorridos nos doze meses anteriores à formação da carteira;
  3. Atender aos critérios de sustentabilidade referendados pelo conselho do ISE.

Para ser excluído deve-se atender aos seguintes critérios:

  1. Se a ação deixar de atender a qualquer um dos critérios de inclusão;
  2. Se durante a vigência da carteira a empresa entrar em processo de recuperação judicial ou falência;
  3. Se durante a vigência da carteira ocorra alguma mudança significativa nos seus níveis de sustentabilidade, o conselho poderá excluir a ação da carteira do ISE.

As empresas que aderem a esse índice tem a preocupação de ganhar o reconhecimento do mercado nas praticas corretas de governança corporativa e preocupação ambiental. Também vale lembrar que através desse índice as empresas tem recebido um maior interesse de investidores sobre suas ações já que eles possuem politicas claras de respeito á responsabilidade social dos seus empreendimentos, produtos e serviços.

Com quatro anos de funcionamento o Índice de Sustentabilidade da Bovespa (ISE), se tornou uma das principais referencias para a auto - avaliação das empresas. Criado no Brasil, ainda que inspirados em outros modelos internacionais ( a exemplo do Sustainability Index da Bolsa de Nova York – o mais respeitado de todos os índices do gênero), o ISE é encarado como o objeto de desejo das empresas que se submetem permanentemente a seus stakehlders e que pretendem, com isso, manter forte imagem de organização forte e arrojada. (STAINBERG, pág. 37, 2008)


  1. Sites de empresas visitados

Preocupados com o tema sustentabilidade, várias empresas divulgam em seus portais relatórios e matérias sobre suas próprias iniciativas perante o meio ambiente e seus projetos para a sociedade, afim de mostrar para a população e também claro pra seus investidores que são empresas preocupadas com o assunto, abaixo a lista de sites de algumas empresas preocupadas com a sustentabilidade no meio em que elas atuam.

http://www.iguacu.com.br/_responsabilidade.asp

http://www.cafeiguacu.com.br/sustentabilidade.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com