TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TAREFA DISSERTATIVA CONTABILIDADE

Por:   •  21/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA DISSERTATIVA 02 – CONTABILIDADE 

A demonstração financeira consubstanciada na DRE (demonstração do resultado do exercício), além de obrigatória pela legislação, fornece à  empresa uma série de informações capazes de subsidiar suas tomadas de decisão, tendo por finalidade precípua levantar o lucro (ou prejuízo) obtido pela empresa no exercício sob análise.

Sua estrutura elaborada em etapas, indica a receita e o resultado nas diversas fases da atividade produtiva (lato sensu) e culmina fornecendo o lucro (ou prejuízo) do exercício.  

Devido a essa estrutura o gestor pode acompanhar, dentre outras informações (supondo tratar-se, nesse exemplo, de uma indústria e sob a estrutura contida na lei 6404/76), a receita bruta de vendas, que deduzida do  valor dos impostos que incidiram nas vendas; das devoluções e abatimento nas vendas; e dos descontos comerciais concedidos, fornece sua receita líquida de vendas, que após descontado o custo do produto que foi vendido obtém seu resultado operacional bruto, que após descontadas suas despesas operacionais e financeiras, e somado às receitas financeiras,  obtém seu resultado operacional líquido, que depois de ter de seu valor descontadas as outras despesas e adicionadas as outras receitas (relativas a baixa de bens ou direitos de contas distribuídas no Balanço Patrimonial entre Investimentos, Imobilizados e Intangíveis) serve de base para o cálculo do quantum de Imposto de Renda e Contribuição Social irá recolher e, posteriormente a tudo isso, vir a saber o efetivo lucro do exercício (ou prejuízo), não sem antes destinar porcentagem dele (no caso de lucro), a seu modo, de acordo com o contrato ou estatuto, aos sócios, acionistas, etc.

Portanto, essa estrutura evidencia não só o resultado final do período, mas também discrimina, quantitativa e qualitativamente, as despesas incorridas (ex: financeiras, administrativas, etc) e as receitas obtidas durante as fases de atuação da empresa no exercício, fornecendo ao gestor informações valiosas sobre os rumos a seguir.

As despesas financeiras estão proporcionalmente altas ? A política de descontos comerciais é muito generosa e abrangente ? O custo da mercadoria/produto vendida está reduzindo  por demais o resultado bruto, abrindo espaço para  a necessidade de uma revisão nos processos produtivos e de aquisição de matéria-prima ?  Qual a base de cálculo sobre a qual incidem os tributos e o montante legal destinado às reservas ? Eis algumas questões que as informações contidas na DRE ajudam a responder.

Como se vê, são muitas as informações que a DRE traz, não se limitando ao resultado final líquido do exercício, influenciando e subsidiando o processo decisório da empresa.

Por mais simples que seja a empresa, não há exceção quanto ao benefício prestado pelas informações coletadas na DRE, de modo que todas deveriam fazer.  Senão para o indispensável acompanhamento do resultado do exercício, ensejando, pois,  a verificação da adequação a sua razão de ser – obter lucro -, como também analisar a eficiência nas diversas etapas pelas quais a empresa passa, corrigindo erros, rumos e estratégias.

MATRÍCULA - 165084

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com