TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia como fator determinante de custos

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Custos determinantes

Tecnologia

Tecnologia como fator determinante de custos

Introdução

              Com o passar dos anos notamos o grande avanço da tecnologia em diversos setores das empresas tornando cada vez mais atrativas para uma gestão de estratégica de custos. Hoje  poder-se analisar a tecnologia como determinante de custos. Com a diminuição da manufatura, ocorreu aumento na qualidade e a oportunidade das informações, dando mais rendimentos ao processo produtivo e deixando o gestor controlar  seus custos de forma clara a respeito do que está acontecendo desde o chão-de-fábrica quase no mesmo momento que os fatos ocorrem . Quanto mais as empresas se automatizarem, mais aumentaram sua capacidade produtiva , podendo melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços, diminuindo o tempo de processamento.

            Em diversos setores, ouve um grande crescimento na tecnologia da informação para atender a grande demanda tanto de seus clientes, fornecedores como também a cumprir as legislações vigentes. Uma dessas área foi a contábil, que segundo BARRETOS (2008) a contabilidade vem acompanhando sempre a evolução da sociedade e das organizações empresariais, sejam elas comerciais, industriais e /ou de serviços. Vem-se mostrando ao longo do tempo como poderosa ferramenta de apoio nas atividades organizacionais, disponibilizando informações financeiras por meio de seus relatórios, que vem crescendo em complexidade e importância em função do avanço da tecnologia e do conhecimento dos profissionais da área .

     Por outro lado, as indústrias também têm como determinantes de custos a tecnologia mecânica. Com o tempo, aprenderam a dedicar-se a experimentos organizacionais, alterando, por exemplo, o numero de camadas da estrutura hiérarquica da empresa, reduzindo o tamanho de um departamento, e assim por diante (NAKAGAWA, 1993, p. 19). Tendo menos custos pela agilidade de seus produtos fabricados, diminuído às vezes o quadro de funcionários e com isso obtendo maior lucratividade.

    A prestação de serviço que foi observado neste estudo foi a aviação. Está ocorre uma grande procura nos últimos anos, pela agilidade e conforto, tornando um grande fator de concorrências. Para ter um maior diferencial, empresas de aviação investem constantemente em tecnologia. Diante da ameaça de perda de mercado, as organizações buscaram alternativas gerenciais que as mantivessem competitivas ( BARRETOS, 2008, p. 2).

          Conceitualmente, esta pequisa irá demostrar o conhecimento sobre tecnologia como determinante de custos , tendo sua aplicação nos temas: Tecnologia da Informação;Tecnologia Mecanica; Contabil e Aviação, ambos abrange em algum momento sobre a análise de custos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com