TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Econômica Demonstra que os Mesmos Operam de Acordo

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Penso que os mercados livres são muito regulados, a teoria econômica demonstra que os mesmos operam de acordo com regras que nós podemos reconhecer e entender, e essas nos permitem fazer o que F.A. Hayek chamava de “previsões de padrão” de comportamento dos mercados. Sabemos que, por exemplo, quando os preços sobem, todo o mais constante, a quantidade demanda cairá, ou que lucros acima do normal em uma indústria trarão novos vendedores ao mercado – mesmo se não podemos prever qual um desses resultados de forma precisa. Tampouco os resultados serão caóticos, o comportamento das pessoas é regulado pelas leis da economia, as quais, por sua vez, produzem padrões ordenados. De certa forma, isso é verdade: o governo realmente tenta impor seu próprio conjunto de regras com o objetivo de produzir algo mais ordenado nos olhos dos reguladores.

Para mim o ponto de Equilíbrio, é o ponto de igualdade financeira entre as despesas e as receitas, em um mesmo período, assim voce saberá qual deverá ser o faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis, é esse número que determinará qual será a quantidade minima de vendas para se obter lucro. Onde todos os demandantes que quiserem comprar a um determinado preço, encontrará oferta para o mesmo, e todos os efertantes que quiserem vender, tambem encontrará demanda para ele, não há nem “sobras”, e nem “faltas” de bens.

O filme mostra ainda que as consequencias para Wall Ateet foram quase nulas, com os principais responsáveis pela crise não somente saindo impunes como ainda mais ricos. Boa parte do socorro do governo americano acabou na forma de bonus por bom desempenho, aos mesmos executivos que causaram o desastre. Alem disso a AIG foi nacionalizada e não houve qualquer tipo de regulação efetiva do mercado apos a crise, obvio todos os postos chave da economia eram ocupados por egressos de Wall Street. Em portugues claro, acabou em uma enorme pizza, apesar das comprovadas fraudes e gestao temeraria. Dois aspectos pouco falados sao enfocados pelo filme, o papel das empresas de rating e os economistas academicos que ganham uma fortuna prestando consultoria a estas empresas, muitas vezes com pareceres encomendados.

O primeiro caso e claro, empresas ue deveriam alertar para a má qualidade dos derivativos em questao acabaram de certa forma cooptadas, e participara, efetivamente da fraude. Trabalhei em rating durante praticamente seis anos e sei que muitas vezes o cliente fazia pressao por uma avaliação mais favoravel, embora jamais tenha visto se confirmar.

Quanto as universidades, fica claro por um lado o papel direcionador das escolas de Economia para o mercado financeiro e tambem a ativiade dupla de varios de seus proceres na vida academica e no mecado, resvaldando na fraude. Fico longe de esgotar aqui os assuntos do documentário, mas é indispensavel para entender a atual crise. E impossivel não se indignar. Apesar de algumas vezes escorregar na linguagem tecnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com