TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Comunicação

Por:   •  9/10/2018  •  Dissertação  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

Comunicação

A comunicação é um dos principais alicerces da humanidade que desde seu surgimento vem aperfeiçoando o ato de se comunicar, vem estabelecendo metas e regras para que cada vez fique mais fácil transmitir e compreender a mensagem.

A teoria da comunicação estabelece três pilares para que a mesma ocorra com mais facilidade e fluência onde o primeiro pilar está relacionado à intenção, o segundo relacionado aos seis elementos de comunicação e o terceiro se relaciona com as funções da linguagem.

Abordando cada um separadamente posso compreender que o primeiro está centrado no emissor, pois quem emite uma mensagem tem a intenção que a mesma seja recebida e compreendida.

O segundo pilar está relacionado ao canal de comunicação, quando emitimos uma mensagem estamos automaticamente criando um canal de comunicação, onde pra esse canal existir são necessários seis elementos, o referente (que é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere), a mensagem (que é o resultado da comunicação em si), o emissor (que é o que envia a mensagem, podendo ser uma pessoa ou um grupo de pessoas), o receptor (que é o que a mensagem está endereçada, podendo ser uma pessoa ou um grupo de pessoas), o canal de comunicação (que é o meio pelo qual a mensagem é transmitida) e o código (que é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizados para elaborar a mensagem, onde  o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar).

O terceiro pilar está relacionado à função da linguagem que está sendo empregada, onde cada um dos seis elementos da origem a sua própria função da linguagem.

Ex: O referente da origem a função referencial;

      A mensagem da origem a função poética;

      O emissor da origem a função emotiva;

      O receptor da origem a função conativa;

      O canal de comunicação da origem a função fática;

      O código da origem a função metalingüística.

Esses pilares são de extrema importância para que a comunicação exista e na falta de qualquer um desses três pilares o ato de comunicar se torna inexistente, pois se imaginarmos um canal de comunicação sem um referente, ou sem uma situação para que o emissor emita uma mensagem ou formule uma opinião, todos os outros elementos param de existir, pois não tem como um receptor compreender uma mensagem sem um código, ou como existir uma mensagem sem uma situação.

Para que uma mensagem seja enviada corretamente e compreendida de mesma maneira é necessário que haja uma regra de códigos para que ambas as partes entrem na mesma sincronia e o canal de comunicação exista.

Até o momento não me recordo de ter passado por alguma situação onde algum desses pilares não existiu e a comunicação não foi compreendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com