TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento na Contabilidade

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento

Curso: CONTABILIDADE

Professor: Joel Irineu Lohn, MSc.

Nome do aluno: DENISE CECILIA FERREIRA MOSCA                

Data: 19/10/2016

Orientações:

  • Procure a ferramenta professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

01 – Explique como ocorre a aquisição do conhecimento na relação entre SUJEITO e OBJETO (2,0 pontos)

O sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer; o objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito.

02 – Sobre o período de Ciência Contemporânea, responda as seguintes questões: (2,0 pontos)

  1. O que significa Ciência normal e Ciência revolucionária?

₢ciência Normal é o período em que um paradigma é unanimemente aceito pela comunidade cientifica, onde os cientistas não estão preocupados em comprovar o paradigma ou em estudar aspectos que fogem a ele, aprofundando no objeto da pesquisa e permite a consolidação de resultados e a cumulação de conhecimento.

Ciência revolucionaria é as condições de mudança de paradigma, onde todos os cientistas que trabalham sob a luz de um mesmo principio paradigmático que esta sendo substituído param suas pesquisas e aguardam ou verificam em sua pratica os indícios que invalidem o paradigma em questão .

        b)    Uma verdade científica é provisória ou definitiva?

                     É uma verdade provisória.

 

03 – Nesta unidade de aprendizagem foi trabalhado a evolução do processo de aquisição do conhecimento. Sobre as questões da teoria do conhecimento na contemporaneidade, faça  uma pesquisa na biblioteca virtual da  Unisul ( http://pergamum.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php ) e construa um texto de 20 a 40 linhas apresentando diferenças entre o ANARQUISMO EPISTEMOLÓGICO de Paul Feyerabend e o POSITIVISMO proposto por Auguste Comte. (3,0 pontos)

     

O anarquismo epistemológico trouxe a ideia de que não existem regras metodológicas uteis ou livres de exceções para estabelecer leis universais no mundo da ciência para chegar ao desenvolvimento do conhecimento. Feyerabend propõe através de seu anarquismo epistemológico a abertura das diferentes ferramentas metodológicas para o processo de investigação cientifica que se adaptam ao contexto da pesquisa feita, mas sem convertê-las em regras universais e inamovíveis. Considera que o domínio que exercem as epistemologias na ciência é uma postura autoritária, fechando o caminho para os avanços e desenvolvimento da ciência que até agora sejam consideradas irracionais. O anarquismo epistemológico não se recusa a examinar qualquer concepção admitindo que, por trás do mundo tal como descrito pela ciência, possa ocultar-se uma realidade mais profunda, ou que as percepções possam ser dispostas de diferentes maneiras e que a escolha de uma particular disposição correspondente a realidade não será mais racional ou objetiva que a outra. Esta teoria anti positivismo rendeu a Feyerabend o titulo de ¨o pior inimigo da ciência¨ conferidos por seus opositores.

O positivismo é a ideia da construção empírica do mundo, buscando descobrir as leis gerais que regem os fenômenos observáveis. A busca pelo conhecimento positivo constituiria a principal forma de construção de conhecimento do homem, diante disso, os estudos das áreas das ciências humanas deveriam tomar esse mesmo rumo, de forma a produzir um real conhecimento com o objetivo ultimo de compreender as leis que constituem e reagem as interações entre indivíduos e fenômenos no mundo social, independente do tempo ou do espaço no qual se encontram. Comte se construía em paralelo aos acontecimentos históricos da época (revolução francesa e a industrialização da sociedade) que trouxe novos problemas para a sociedade e novas formas observáveis de mudança, ele buscava a criação de uma ciência da sociedade capaz de explicar e compreender fenômenos da mesma forma que as ciências naturais, buscando prever e tratar males sociais que nos afligiriam. Desta forma a construção do conhecimento positivo só seria possível por meio da observação dos fenômenos em seu contexto físico, palpável, ao alcance dos nossos sentidos e submetidos à experiência. Este seria o papel da ciência, com o intuito de entender, por meio da experiência, as relações entre esses fenômenos de forma a abstrair as leis que regem as interações, para predizer coo os acontecimentos envolvidos em determinado fenômeno se darão. A ciência é o método cientifico são a síntese das ideias positivistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (335.4 Kb)   docx (77.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com