TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terminologia e Classificação de Custos

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.575 Palavras (19 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 19

 Introdução

Neste ATPS podemos avaliar a função e importância da Contabilidade de Custos em uma empresa, sem esta área em ela ficara sem controle de seus balanços, e lançamentos, facilitando as informações para várias áreas gerenciais da empresa, que tem como função o planejamento e controle das tomadas de decisões. Esta atividade é importante para que fortaleça seus conhecimentos a respeito de conceitos e classificações de Custos, bem como suas aplicações. A análise de resultados práticos também faz parte desta atividade.

 ETAPA 1

Aula-tema: Terminologia e Classificação de Custos.

Esta atividade é importante para que você aprofunde seus conhecimentos sobre a terminologia empregada na Contabilidade de custos e a classificação dos custos de acordo com suas especificidades.

Passos

 Passo 1

Acessar o arquivo disponível em:

<https://drive.google.com/file/d/0BwpCSyf5J660V0x4YXBwU19jcTQ/view?usp=sharing.> e em<https://krotony.sharepoint.com/personal/fernando_gotardo_anhanguera_com/_layouts/15/guestaccess.aspx?guestaccesstoken=5dmBoQeHIg9XEniqrm8rzUiAWv7PilgLh3DX1j3VuOA%3d&docid=0a3eb96510131487ca623d1ae05591124>. Acesso em 19 de nov.2014.

Fazer uma leitura atenta do material disponível e anotar os principais pontos estudados construa um resumo na forma de tópicos para ser utilizado nos próximos passos.

 Passo 2

Fazer uma leitura atenta do capítulo do livro texto da disciplina que trata da terminologia contábil básica. Anotar os principais pontos estudados, pois isso será importante para construção do relatório a ser desenvolvido no passo seguinte.

 Passo 3

Escrever um resumo de no mínimo 2 laudas e no máximo 4 laudas, descrevendo as conclusões dos pontos anotados no passo 1, e os pontos estudados no passo 2.

Custos Diretos

São aqueles que podem ser atribuídos diretamente aos produtos. E não necessitam de rateios para serem agregados aos produtos.

Exemplo: matérias-primas, materiais de embalagens, insumos e outros materiais necessários para a produção, acabamento e produto acabado.

Apropriação dos Custos Diretos: Para a apropriação dos custos diretos em relação ao consumo de materiais é necessário manter um controle, o qual informe em que o material que saiu do almoxarifado foi usado.

Quando se trata do consumo de mão de obra é preciso ter um novo controle, para verificar quais funcionários trabalham em cada produto e quanto tempo gastam para produzir cada unidade.

Custos Indiretos

São aqueles que não podem ser agregados aos produtos no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos somente são apropriados aos produtos mediante rateio, ou seja, critérios pré-determinados e vinculados aos produtos.

Exemplo: mão de obra indireta, materiais indiretos e outros diversos.

É difícil a separação entre Despesas e Custos, mas cada um tem o seu próprio significado.

Custo é um gasto onde ocorre o sacrifício financeiro, ou seja, a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos são interpretados de acordo com o seguimento de cada entidade.

Podemos exemplificar da seguinte forma:

No comércio, a aquisição de mercadorias para revenda é um custo, já na indústria a aquisição de matérias-primas para produção de um produto é que vem a ser o custo.

As despesas estão ligadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. Podemos entender como despesas os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores, entre outros.

Nossa equipe entende que a separação dos custos e das despesas é muito complexa, é necessário ter amplo conhecimento no ramo de atividade da entidade para que seja possível mensurar e separar todos os custos e despesas adequadamente para ter um controle maior sobre os resultados da empresa e tomada de decisões em relação aos orçamentos.

 Passo 4

Acessar o material disponível em:

<https://drive.google.com/file/d/0BwpCSyf5J660T0dUY21IWV9ldzA/view?usp=sharing.> e em<https://krotony.sharepoint.com/personal/fernando_gotardo_anhanguera_com/_layouts/15/guestaccess.aspx?guestaccesstoken=MCDc1%2bAIjX0Hh%2feOhZ7r7PYEtInIdpb7HfrlZttj7c4%3d&docid=034f37d02d1ea491e93fa3d83fd902318> Acesso em 19 de nov. 2014.

Classificar os itens conforme a orientação do enunciado e responder as questões propostas. Atentar para que as respostas da equipe componham o relatório final que será entregue ao professor.

Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ), Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia contábil:

( I ) Compra de matéria-prima

( C ) Consumo de energia elétrica

( C ) Utilização de mão de obra

( D ) Consumo de combustível

( D ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

( I ) Aquisição de máquinas

( C ) Depreciação das máquinas

( D ) Comissões proporcionais às vendas

( D ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

( D ) Depreciação do prédio da Empresa

( C ) Consumo de matéria -prima

( C ) Aquisição de embalagens

( P ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

( P ) Remuneração do tempo do pessoal em greve

(

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com