TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NA CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  31/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Profº Josué Heleno Silva

NOME

Bianca Carolina Laine Souza

RA

8206978098

TRABALHO PARA COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA

Anhanguera Educacional

2016

A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NA CONTABILIDADE GERENCIAL

Trabalho desenvolvido na disciplina Contabilidade Gerencial, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para compensação de ausência, sob orientação do tutor Josué Heleno Silva.

Anhanguera Educacional

2016

A contabilidade gerencial deve ser estruturada de maneira que permita aos usuários acompanhar com facilidade os trabalhos desenvolvidos. As facilidades proporcionadas pelos instrumentos de informática são fundamentais para esse trabalho, porque contam com recursos valiosos para o acompanhamento das contas, além de gerarem relatórios que auxiliam nas análises subsequentes. As rotinas de sistema de contabilidade gerencial podem ser desdobradas em quatro subsistemas: Contabilidade Financeira, Controle de Ativos, Direitos e Obrigações, Controle de Custos e Orçamento.

A evolução da contabilidade gerencial demonstra toda a dinâmica contábil ao longo dos tempos, comprovando a sua integração e resposta às necessidades do mercado, a quem, esta afeta:  estágio 1 – anterior a 1950: sua atuação era restrita a determinação do custo e controle financeiro, por meio do orçamento e da contabilidade de custos. Era vista como uma atividade técnica necessária para o alcance dos objetivos organizacionais;  estágio 2 - após 1965: a informação passou a ser utilizada para o controle e planejamento gerencial, com a utilização da contabilidade por responsabilidade. Era vista como atividade gerencial e de assessoria de gestão, para prover informações para fins de planejamento e controle;  estágio 3 - depois de 1985: tem seu foco na redução dos desperdícios dos recursos no processo de negócios, com a utilização de análises de processos e gestão estratégica de custos;  estágio 4 – posterior a 1995 - as atenções são voltadas para a mensuração da criação de valor na utilização dos recursos, por meio da implementação de um modelo de gestão econômico.  Considera se contabilidade gerencial dos estágios 3 e 4 como uma parte integrante do processo de gestão e com a responsabilidade de gerar informações em tempo real para fundamentar as decisões, visando a criação de valor neste processo.

A contabilidade de custos foi desenvolvida basicamente para ser aplicada nas empresas industriais. Enfatizando prioritariamente, o controle dos custos de produção, com enfoque especial sobre as várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira e na sua análise, colocados numa perspectiva mais dinâmica, com detalhamento mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada para o usuário interno, define custos: A Contabilidade de custos, instrumento da Administração, é parte integrante do processo administrativo, que proporciona à Administração registros dos custos dos produtos, operações ou funções e compara os custos reais e as despesas com os orçamentos e padrões determinados.

A Contabilidade de Custos inclui a Contabilidade Gerencial, mas focaliza também certos elementos da Contabilidade Financeira que estão intimamente relacionados com “a medição e o registro de custos”, que precisam ser encaminhados a entidades externas reguladoras. Antigamente, a ciência contábil limitava-se a considerar como custo apenas o valor de aquisição das mercadorias a serem revendidas, considerando os gastos administrativos e comerciais como despesas periódicas. Quando a empresa tinha um único produto fabricado bastava dividir o montante destes custos pela quantidade total produzida, porém sabe-se que são raras as empresas que trabalham com apenas um tipo de produto, e isso de fato complicou bastante a mensuração do custo unitário, fazendo-se necessário desenvolver novos conceitos para a contabilidade de custos, isso expõe que a contabilidade de custos começou a ser usada em diversos empreendimentos no século XVIII, principalmente, na agricultura e em fábricas de calçados. Com o tempo, passou a se desenvolver por causa das mudanças no sistema de manufatura da indústria têxtil com o crescimento das empresas e com o acirramento da competição no mercado, quando passou a ser requisitada também no âmbito gerencial, onde é vista como um importante instrumento para a melhoria e controle do desempenho das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com