TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES PARA A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  29/11/2021  •  Resenha  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES PARA A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Os indicadores financeiros são de grande importância para a análise das demonstrações contábeis, permitindo que os gestores avaliem a situação econômico-financeira das entidades. Além de facilitar a gestão e a obtenção detalhada dos resultados, a análise da situação financeira através dos indicadores financeiros irão fornecer aos gestores informações relevantes, auxiliando assim no momento da tomada de decisões.

Essa análise impacta positivamente, diminuindo os riscos de determinadas transações e aumentando a segurança e a rentabilidade da empresa. Alguns dos índices de maior importância que atuam como auxílio na tomada de decisões são os de liquidez, endividamento/estrutura e rentabilidade.

ÍNDICES DE LIQUIDEZ

Em geral, as empresas precisam de apoio em toda e qualquer decisão a ser tomada. Dentre os indicadores financeiros, os índices de liquidez poderão avaliar a situação financeira da entidade e a sua capacidade para liquidar suas obrigações, que podem ser de prazos longo, curto ou imediato.

Ao efetuar o cálculo dos índices de liquidez, é utilizado como base o número 1. Se o indicador financeiro for maior que 1 significa que há boa liquidez, ou seja, a entidade possui mais direitos do que obrigações. Caso o indicador seja menor do que 1, a liquidez será ruim pelo fato de haver mais obrigações do que direitos.

A liquidez é uma importante ferramenta para as empresas, pela qual os prazos das dívidas são comparados com os prazos dos ativos e outros fluxos de caixa para evitar falências. Portanto, a empresa deve sempre conhecer a sua capacidade de pagamento das obrigações, ou seja, seus fornecedores e credores.

Quando se calcula esses índices da organização, obtemos a sua situação financeira, podendo ter uma visão dos resultados e saber se esta será capaz de cumprir com suas obrigações. Para que o índice seja considerado bom, ele deverá ser sempre maior do que o indicador utilizado em seu cálculo.

INDÍCES DE ENDIVIDAMENTO/ESTRUTURA

Os indicadores de endividamento/estrutura permitem que seja medido o nível de endividamento das empresas, através da análise dos tipos de recursos utilizados por estas, que podem ser de terceiros ou dos proprietários, e também identificar os prazos de vencimento, se são, em sua maioria, a curto ou longo prazo.

Para se obter o índice de endividamento são efetuados cálculos de diversas maneiras, para identificar o nível de endividamento da empresa, a quantidade de dívidas vencíveis no curto prazo em relação à dívida total, o quanto possui de capital circulante próprio. No entanto, o mais comum é o cálculo em que se divide o total de dívidas pelos ativos totais.

A análise de uma empresa a partir desses indicadores é utilizada para medir a quantidade que esta possui de recursos próprios e de recursos de terceiros para custear todos os seus ativos.

ÍNDICES DE RENTABILIDADE

Os indicadores de rentabilidade possibilitam que as organizações obtenham as taxas de retorno do período analisado. Quanto maiores forem esses índices, significa que a empresa teve grandes valores de lucro.

O bom desenvolvimento e a eficiência financeira de uma empresa dependem muito do controle que os investidores, acionistas e administradores financeiros realizam e das ferramentas que são utilizadas por eles. A análise através dos índices de rentabilidade permite visualizar as taxas de retorno obtidas pela empresa, que são essenciais para que os gestores encontrem recursos, com o objetivo de fazer com que esta cresça cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com