TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade Paulista

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria de Sistemas

Os dois nomes que mais contribuíram para o desenvolvimento da teoria geral de sistemas foram Ludwig von Bertalanffy, um biólogo alemão , autor de um artigo publicado em 1951, “Teoria geral de sistemas: nova abordagem para a unidade da ciência” , e Kenneth Boulding, em 1956  ,autor do artigo “Teoria geral de sistema: o esqueleto da ciência”.

Os teóricos da abordagem sistêmica buscam três aspectos importantes em um sistema: os elementos comuns que compõe um sistema, o todo que poderá ser formado com esses elementos e o relacionamento existente entre eles. A teoria de sistemas está preocupada com o desenvolvimento sistemático de um quadro de referencia que descreva as relações gerais do mundo empírico.

A classificação de Kenneth Boulding introduz a noção de que pequenos sistemas existem dentro de grandes sistemas, dependendo de qual sistema está sendo focalizado, podendo definir supra sistemas e subsistemas. Outra contribuição importante á teoria geral de sistemas para podermos entender sua aplicação na organização, é a de Bertalanffy na sua visão de sistemas abertos e fechados.                

 Segundo Bertalanffy, um sistema pode ser considerado fechado quando seu resultado final é determinado pelo seu estado inicial. Se as condições iniciais ou os processos forem alterados, o resultado final será igualmente alterado.

Os sistemas abertos são todos os sistemas considerados vivos, definidos como um sistema de troca de matéria com seu ambiente, apresentando possibilidade de aumentar, diminuir, alterar e anular os elementos que o compõe.

A teoria geral de sistemas procura agregar todas as ciências em um corpo integrado, organiza as descobertas segundo uma concepção global e ampla.

Essa teoria permite uma analise dos sistemas sociais sob as perspectivas de:

● relacionamento com o ambiente;

●interação entre sistemas;

●sistema maior que agrega sistemas menores ou subsistemas.

Principais efeitos sobre a teoria administrativa:

●Visão da empresa como “sistema aberto”, contrapondo-se as demais abordagens da teoria clássica.

●possibilidade de um método natural de analise das partes que compõem o sistema social organizacional, sem perder a noção do todo.

●Reconhecimento da organização como um sistema vivo.

●conhecimentos do ambiente externo e analise de todos os elementos que o compõem.

●reconhecimento da organização como um sistema vivo

●introdução do conceito de troca de energia entre os elementos que compõem o sistema social da organização.


RESUMO 2

A teoria de sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, ela não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

Os pressupostos básicos são:

a) Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais.

b) Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria de sistemas.

c) A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento cientifico, como as ciências sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com