TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contabilidade no cenário atual

Por:   •  15/6/2021  •  Artigo  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

André Leonardo Borges da Fonseca¹

Júlio Cesar Barbosa²

  1. INTRODUÇÃO

O tema em questão traz uma conceituada metodologia que se aplica na contabilidade nos negócios empresarias, e que controla o patrimônio e gerencia também. Diante desse pressuposto entende-se que o objeto de estudo da Contabilidade, é o patrimônio. Partindo desse princípio toda e qualquer pesquisa que norteiam esse assunto, vem abrangendo o campo da definição dos conceitos, a aplicação, a finalidade e a demonstração dos eventos contábeis. A Contabilidade significa ir além de examinar, fiscalizar e controlar o patrimônio de uma empresa, por isso que todo contador deve conhecer bem essa finalidade e significado.

Contudo, a intenção deste trabalho é compreender o campo da atuação da contabilidade nos negócios empresarias, assim mostrar os tipos de relações e seus objetivos e práticas contábeis.

Diante, do exposto e do cenário que estamos vivendo atualmente, as questões econômicas que vem ocorrendo em nosso país, está cada vez mais exigente e buscando maior informações de alta complexidade e de qualidade, e é por isso que na contabilidade deve estar preparada e cada vez mais focada em atender todas as necessidade que em empresário solicita, e logo oferecer soluções e alternativas.

Conforme o objetivo deste estudo, os temas foram divididos inicialmente no conceito jurídico, social e econômico, que define os princípios fundamentados em lei, envolvendo as relações sociais entre as pessoas, empresas e instituições em geral, a aplicação da contabilidade, como é feita e qual seu campo de atuação e os aspectos que envolvem esta relação. Posteriormente, foi apresentada a finalidade da contabilidade, especificando seu principal objetivo. E, por fim, foram demonstrados os eventos contábeis no patrimônio líquido.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conceitos e aplicação da contabilidade

Conceitos contábeis

Conforme a Revista Maiêutica(2017),  podemos definir que a contabilidade é uma ciência social que estuda as variações e a formação do patrimônio. Assim o que são atributos na informação contábil, prevista em legislação, e que podem obter uma situação real da empresa, oficializando os propósitos jurídicos, sociais e econômicos: no que podemos citar a confiabilidade; a tempestividade; compreensibilidade e a comparabilidade. São esses requisitos que garantem os princípios fundamentais de contabilidade. As empresas usam esses requisitos como procedimentos para conclusão de qualquer fato que ocorra na contabilidade e com esses dados usam para comparar e avaliar seu comportamento diante dos demais, caracterizando assim uma relação mutua entre o contador e o empresário.

Conceitos de patrimônio

Entende-se que o patrimônio é um conjunto de bens, direitos, dividas e obrigações de uma empresa, e que nesse conjunto não podem andar separados. Nessa formação pode ser tanto física ou quanto monetária. Aqui as informações podem ser qualitativas e quantitativas.

Ativo + Passivo = Patrimônio

Objetivos da contabilidade

Como a Revista Maiêutica (2017)  vem citando o objetivo da contabilidade é o patrimônio da empresa como já citamos são: bens, direitos e obrigações etc.  Em seu objetivo está como principal controlar o patrimônio da empresa. As empresas buscam o nos serviços contábeis a orientação e organização, com intuito de manter a saúde dos negócios e melhor gerenciamento e planejamento de seus interesses. As informações sobre o patrimônio da empresa são efetuadas por meio de registros contábeis sistemáticos, que após conciliação, análise e resumo de todos os fatos, são demonstradas de diversas formas, através de livros razão, balancetes, balanço patrimonial, notas explicativas, laudos etc. A contabilidade também uma função administrativa que controla o patrimônio tanto nos aspectos estáticos quanto o dinâmico. Os registros contábeis são feitos em livros apropriados, como, por exemplo: Livro Diário e Livro Razão e esses registros servem para apurar resultados, podendo ser positivo ou negativo, ou seja, apura lucros ou prejuízo.

Aplicações da contabilidade

Campos de atuação

Segundo a Revista Maiêutica (2017) na contabilidade pode -se atuar em vários setores tanto nas empresas privadas ou nas empresas públicas que possuem patrimônio, físico ou jurídico, seja elas com fins lucrativos ou não. As organizações classificam-se com a seguinte finalidade: a) Entidades com fins econômicos: são empresas que visam lucro (bancos, supermercados...). b) Entidades com fins socioeconômicos: são empresas que visam reverter seus resultados em benefício de seus integrantes (associações, sindicatos etc.). c) Entidades com fins sociais: são empresas sem fins lucrativos, que buscam trabalhar em prol de um objetivo comum e de interesses da sociedade (entes federados, ONGs etc.).

Finalidade da contabilidade

A contabilidade nos negócios empresarias tem por finalidade, examinar, fiscalizar e controlar o patrimônio da organização. Toda informação que ocorre na organização deve ser lançada nos livros contábeis, que é uma forma de armazenar as informações contábeis da empresa. Conforme o novo Código Civil Brasileiro, livro II do direito de empresa, capítulo IV, que atualizou o antigo Código Comercial Brasileiro (2002), todos os comerciantes têm por obrigação ter uma contabilidade de maneira padrão e guardar com cuidado os livros necessários até o prazo de validade definido.

Segundo Franco (1997) , sobre a função da Contabilidade, evidencia que: A função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.

Relações jurídica, social e econômica

 As identificações das políticas sociais, econômicas e financeiras se concretizam por meio das relações jurídicas, sociais e econômicas.

Relação jurídica

A relação jurídica se dá por meio de um contrato social. Nesta relação, a pessoa jurídica, que é a empresa, representada por seus sócios ou empresário individual, que tem seu direito subjetivo de cumprir com direito jurídico. A relação jurídica e a contábil têm o mesmo elemento em comum: o sujeito ativo e o sujeito passivo, o vínculo e o objeto, o direito e o dever.

 “Todas as empresas estão obrigadas a manter a contabilidade, levantar anualmente seus balanços patrimoniais e o de resultados”, prescreve o artigo 1.179 do Código Civil. 9 (BRASIL, 2002).

Relação social

 A contabilidade tem o dever de demonstrar à sociedade sua responsabilidade social, visando contribuir para o sucesso das empresas, utilizando seus conhecimentos e competências, refletindo assim o desenvolvimento social e econômico de nosso país.

Relação econômica

 A Contabilidade é responsável por diagnosticar a saúde das empresas através de informações periódicas sobre a situação do seu Patrimônio (Ativo/Passivo).

Eventos contábeis

Os eventos contábeis dividem-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).

Fatos permutativos, qualitativos ou compensativos

 São os fatos que registram uma troca, ou seja, uma permuta entre as contas do ativo.

Ex.: Compra de uma mesa para o escritório à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (mesa). Ambos os elementos do são do ativo. Ao analisar este fato, nota-se que as variações modificam apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos.

DEBITO

CREDITO

A

A

P

P

A

P

P

A

PL

PL

Fatos modificativos ou quantitativos

São os fatos que alteram a composição do Patrimônio e aumentam ou diminuem a situação líquida da empresa. Aumentam quando envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL). Exemplo: Ex.: Receita de aluguel. Diminuem quando envolvem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Pagamento de despesas em geral.

DEBITO

CREDITO

PL/D

A

PL/D

P

Fatos mistos ou compostos

 São os que envolvem ambos os fatos qualitativos e quantitativos, alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo. Aumentativos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita. Ex.: Pagamento de duplicatas com desconto. Diminutivos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de despesa. Ex.: Pagamento de duplicatas com juros.

DEBITO

CREDITO

A

P/PL/R

A/P

A/R

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com