TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Análise de Balanço para os Usuários da Contabilidade

Por:   •  29/10/2016  •  Artigo  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade: Resumo de artigo referente ao tema: A importância da Análise de Balanço para os Usuários da Contabilidade.

Artigo: A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações.

O artigo analisado foi desenvolvido por cinco autores, sendo quatro deles estudantes de Contabilidade e o quinto professor formado em Ciências Contábeis. Foi publicado na Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume I em 2010. Teve como objetivo estudar e descrever de que forma são efetuadas as Análises das Demonstrações Contábeis. A análise das demonstrações contábeis agrega valor às informações e com isso, possibilita confrontar elementos patrimoniais, indicando fatos ocorridos, determinando a situação atual e permitindo uma visão das tendências futuras, por isso sua importância nas organizações.

Logo na introdução os autores destacam o conceito de usuários que são pessoas físicas, jurídicas, órgãos governamentais e demais entidades que utilizam a contabilidade para obter informações, se interessem pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas. No tópico seguinte intitulado “Estrutura das Demonstrações Contábeis” os autores afirmam que o conjunto completo de demonstrações contábeis abordam por exemplo o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, demonstração do valor adicionado, entre outros.

No terceiro tópico do artigo, é feita uma introdução a análise das demonstrações contábeis, dando destaque as duas categorias distintas que compõem a mesma, que são: Análise Financeira e Análise Econômica. Dando ênfase de que tanto a análise financeira quanto a econômica são elaboradas e avaliadas sob vários pontos de vistas distintos, conforme a necessidade e amplitude de cada usuário. Os tópicos seguintes abordam temas referentes as análises.

O quarto tópico aborta a importância da análise das demonstrações contábeis para evidenciar a situação econômica e financeira das organizações, que tem como objetivo observar e confrontar os elementos patrimoniais e os resultados das operações, visando ao conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, de modo a revelar os fatores antecedentes e determinantes da situação atual.

Por fim são feitas as considerações finais em que os autores evidenciam a importância não só da análise mas da interpretação dos elementos obtidos através da mesma, que faz com que as demonstrações deixem de ser apenas um conjunto de dados e passem a ter valor como informação, permitindo ao usuário a avaliação da situação da organização.  

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Alessandro Aristides de et al. A análise das Demonstrações Contábeis e sua importância para evidenciar a situação econômica e financeira das organizações. Revista Eletrônica: Gestão e Negócios, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com