TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da auditoria, seus conceitos, o conhecimento exigido pelo auditor, as responsabilidades do auditor externo e auditado

Seminário: A importância da auditoria, seus conceitos, o conhecimento exigido pelo auditor, as responsabilidades do auditor externo e auditado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Seminário  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A presente atividade pretende mostrar a importância da auditoria, seus conceitos, os conhecimentos necessários a um auditor, as responsabilidades do auditor externo e do auditado, a postura que um auditor deve ter, as demonstrações contábeis que são auditadas e a finalidade de se auditar, o processo de planejamento de auditoria, o conceito da Carta de Responsabilidade e da Lei de Sarbanes-Oxley.

ETAPA 1

Auditoria significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir.

A auditoria pode ser dividida em dois grandes grupos:

• Auditoria interna; e

• Auditoria externa.

A auditoria interna é conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

A auditoria externa ou independente é executada por funcionário da empresa de auditoria independente e tem como finalidade aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no(s) período(s) sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.

Tanto o auditor como o cliente-auditado têm obrigações e responsabilidades perante todos os stakeholders. Um primeiro e fundamental ponto a ser destacado é o fato de que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado e que este, por conseguinte, é o responsável direto por tudo o que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.

O auditor independente é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho, são elas:

• Registro da CVM – todo auditor, pessoa física ou jurídica, tem obrigação de ter seu registro efetuado na CVM.

• Guarda da documentação e sigilo – para fins de fiscalização do exercício profissional, toda documentação, papéis de trabalho, relatórios pareceres relacionados com os serviços realizados devem ser conservados em boa guarda, pelo prazo de 5(cinco) anos, a partir da data de emissão de seu parecer. Toda documentação relativa à auditoria é confidencial e, portanto, deve ser mantida em local seguro e sob sigilo.

• Responsabilidade compartilhada – em nenhuma hipótese a responsabilidade do auditor será modificada, mesmo quando o contador, na função de auditor interno ou especialista, contribuir para a realização dos trabalhos.

• Revisão externa – os auditores deverão se submeter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com