TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Dissertações: CONCEITO DE ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITO DE ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Conceito de Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.

De maneira bem simples, pode-se dizer que "empresa socialmente responsável" é aquela que tem os interesses da comunidade incorporados em seus negócios, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.

Ética Empresarial ou Ética nas Organizações pode ser conceituado como o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela sociedade (regras éticas).

Já vai longe o tempo em que as empresas resumiam suas ações à busca do lucro. Atualmente, para que tenha viabilidade, uma empresa deve primar pela chamada Ética Empresarial, professando condutas que ultrapassam as barreiras do mero interesse interno. Assim, as empresas devem primar pelo relacionamento saudável entre seus colaboradores; respeitar os direitos dos clientes; agir de forma honesta e proba em relação ao Estado; observar a responsabilidade social e ambiental. É todo este conjunto de boas práticas que vão formatar o conceito de Ética Empresarial.

ETICA NAS ORGANIZAÇÕES

É indiscutível a importância da ética para as organizações nos relacionamentos com seus diversos públicos. Ela, cada vez mais, apresenta-se inserida à vida humana e ao contexto empresarial. Conforme nos ensina Britto (2007, p. 5), “Todos como agentes sociais, possuem o dever de prestar a contribuição que lhes seja possível para que se alcance um desenvolvimento duradouro”.

Por esse motivo, é frequente nos depararmos com códigos de ética e conduta relacionados às mais diversas profissões, e, até mesmo, a elaboração de normas próprias por parte das empresas. Normas estas que devem ser cumpridas por todo o corpo funcional. Afinal, ao mesmo tempo em que ações éticas podem ser determinantes na escolha e fidelização dos clientes, uma pequena falha na conduta ética de uma empresa, pode resultar em perda da clientela e, em casos mais extremos, no encerramento de suas atividades.

Para Kunsch (2003), quando as pessoas acreditam na fidelidade da empresa na qual trabalham, tendem a dar o seu melhor na hora de realizar tarefas. E mais: motivados, esses funcionários passam a desempenhar suas funções em um nível mais elevado.

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

A idéia de responsabilidade social no ambiente empresarial é relativamente recente. Com as mudanças sócio-econômicas ocorridas a partir da segunda metade do século vinte, como, por exemplo, a quebra do paradigma fordista de trabalho e o avanço científico e tecnológico, as empresas acostumadas à mera e exclusiva maximização dos lucros, foram coagidas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

Embora o ato de prestar contas de suas ações sociais ao seu público tenha sua gênese em empresas norte-americanas, foi a França a primeira nação a exigir a prestação de contas dos investimentos sociais das empresas, com mais de 300 funcionários.

Então o que é a responsabilidade social das empresas? Segundo Davis (1973, cit in Blowfield & Murray, 2008, p.12), comecemos por aquilo que não é: não é uma ação de caridade dirigida a qualquer instituição, não é apenas a atribuição de um prémio anual aos colaboradores, não é o cuidar dos lixos tóxicos, não é reciclar tinteiros, não é a publicação do relatório de contas anual, não é o estrito cumprimento dos requisitos legais. Não é nenhuma das referidas isoladamente. Responsabilidade social das empresas é tudo isso, e mais ainda, usadas de maneira orquestrada e contínua.

ETICA E RESPONSABILIDADE COM CLIENTES

Com o mercado cada vez mais competitivo e os consumidores cada vez exigentes na hora de comprar, as organizações investem na construção de um diferencial em relação às demais, que comercializam o mesmo produto ou serviço, tendo sempre em vista a satisfação e fidelização do cliente.

Trata-se, na verdade, de uma interação entre empresa e consumidor na qual interagem valores como respeito, honestidade, justiça, eficiência, responsabilidade e confiança, dentre outros.

Numa empresa, a interação do funcionário com o cliente vai além de uma troca da mercadoria por dinheiro: pressupõe como fundamento uma relação ética, sem a qual o consumidor não se sentirá propenso a tornar-se um cliente. Por isso, uma empresa deve, em relação ao consumidor em geral, ser capaz de inspirar a realização de certas exigências éticas, que se manifestam de modo mais evidentes nos seguintes aspectos: competência no atendimento às necessidades, postura verdadeira, justa e responsável.

• Competência no atendimento às necessidades;

• Verdade na apresentação do produto;

• Justiça no estabelecimento do preço;

• Responsabilidade nos compromissos assumidos com os clientes.

ETICA E RESPONSABILIDADE COM OS FUNCIONÁRIOS

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:

• Maior nível de produção na empresa;

• Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;

• Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:

• Educação e respeito entre os funcionários;

• Cooperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com