TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da contabilidade aplicada ao setor público para as entidades

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

UFCG – CCJS – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIP.: CONTAB. GOVERNAMENTAL; PROF.: FIRMINO NETO

ALUNO: JOSÉ WILLIAM DE Q. G. TERCEIRO

A importância da contabilidade aplicada ao setor público para as entidades, para a sociedade e para os órgãos de controle

A contabilidade pública é regida pela lei de nº 4320/1964 com finalidade de gestão e planejamento do orçamento de caráter público, ou seja, qualquer pessoa pode verificar e questionar o valor orçamentário daquele período. Como uma balança, o Governo deve tentar manter as contas públicas equilibradas, pois o mais relevante na contabilidade pública é o balanço de resultados. Que trata da despesa e da receita ou de que forma foi arrecadado o dinheiro e como ele foi aplicado. Basicamente, isso acaba se tornando um ciclo, pois nós cidadãos pagamos os impostos que vai para os cofres públicos do governo federal e retorna por parte dos setores públicos que utilizamos, como exemplo são escola pública, unidade básica de saúde, bolsa família e etc.

O contador público juntamente com a sociedade, são ‘responsáveis’ por controlar, verificar o patrimônio do governo e destinar as informações analisadas para a administração e controladoria pública, estes órgãos que destinam os recursos disponibilizados. O dinheiro público deve ser bem administrado sem erro algum, caso haja algum erro, os integrantes do Poder Executivo podem ser julgados pelo crime de responsabilidade fiscal, ela prevê as informações divulgadas pela união e os mecanismos que foram utilizados para clareza e confiabilidade dos dados. Inclusive, como todos sabemos, a Lei de Responsabilidade Fiscal destruiu mandatos e condenou diversos representantes pela má conduta na hora de disponibilizar informações sobre o orçamento público.

 A contabilidade aplicada ao setor público tem como objetivo de aplicar conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária financeira e patrimonial dos órgãos públicos, fornecendo a sociedade uma maneira mais transparente e acessível de interpretar a gestão pública. A participação social como melhoria nas políticas públicas não só para aprimorar o conhecimento, mas também como mecanismo fiscalizador. Portanto, tenho a conclusão que se faz necessário completar todo processo de controle e organização das atividades públicas, destacando a importância das entidades, da sociedade e dos órgãos de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com