TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da contabilidade em sua vida pessoal e na empresa

Pesquisas Acadêmicas: A importância da contabilidade em sua vida pessoal e na empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. O usuários são pessoas física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferencias ou externos são os acionista, credores em geral e emprestadores de recursos. Os usuários secundários são administradores de entidade e o fisco Informação de natureza econômica fazem a demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio. Informações de natureza de produtividade receita bruta percapita, depósitos por clientes, etc.

As informações de natureza financeira econômica constitui o núcleo da contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares ás demonstrações contábeis tradicionais. Objetivo principal da contabilidade avaliam a situação financeira econômica da entidade e contribuir para os processos decisórios dos usuários. A empresa deve divulgar todas aquelas informações que não estiverem explicitas nas demonstrações, devem constar em notas explicativas ou quadros complementares.

A contabilidade tem um relacionamento com o jurídico que muitas vezes não consegue retratar a economia. Contabilidade deve seguir a essência invés da forma. A contabilidade reuni tanto o social quanto o quantativo, quanto a finalidades é social por suas avaliações do progresso das entidades conhecer-se a posição rentabilidade e financeira e auxilia os acionista tomadores de decisões.

A equação patrimonial básica é:

(ATIVO = PASSIVO + PATRIMONIO LIQUIDO).

2 REDAÇÃO

Semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa.

O nosso dia a dia é semelhante de uma empresa de acordo com os nossos deveres e obrigações. O fato desta semelhança em que tanto nós como as empresa onde trabalhamos temos em comum é que através dela temos possibilidade de abrimos um leque de outros fatores em que podemos assemelhar o fluxo de caixa, nos programamos em cima do que temos a pagar e a receber tentando manter controle financeiro para que não entremos em defasagem em fluxo negativo ou tentando manter o controle financeiro para que não entremos em saldo negativo ou sem recursos financeiros.

A empresa tem suas despesas, água, luz e fornecedores de acordo com o que ela compra ou de acordo com os serviços prestados como manutenção e reparos por empresas terceirizadas.

Nós também pagamos água, luz e terceirizamos serviços como encanador, pedreiro e pintor que vem a ser pago de acordo com o serviços prestado. Pagamos fornecedores que são as lojas e o supermercados.

A empresa tem suas obrigações impostos á serem pagos também temos que pagar impostos não são os mesmos, porém tanto como nossas empresas assim como a gente temos contas á serem pagas mensalmente.

A empresa tem por rendimentos seus serviços prestados como vendas, investimentos, recursos e juros do capital aplicado, nós também recebemos pelo serviço que prestamos mensalmente á empresa que trabalhamos.

Outra semelhança que temos com as empresas é na organização e planejamentos nos pagamentos de tudo que compramos e adquirimos de acordo com essa organização de tudo que ganhamos e gastamos acaba se tendo no fim de cada mês um saldo positivo que acaba sendo utilizado para investimentos ou compra de bens.

Sendo assim a semelhanças pequenas mais no entanto com o resultado final idêntico e positivo devido a contabilidade que é utilizada nas empresa pessoa jurídica e em nossa rotina pessoa física.

3 ENTRVISTA

Qual a importância da Contabilidade em sua empresa

Resposta: A contabilidade na empresa é essencial pois através dela podemos elaborar os planos de contas, investimentos, despesas e principalmente visualizar como a sua empresa esta ou através dessa visibilidade onde ganhamos e de onde tiramos dinheiro.

Qual a importância da contabilidade em sua vida pessoal

Resposta: Na minha vida pessoal ela muito importante para visualizar como e onde estou gastando dinheiro e planejar para fazer investimentos.

Como seria a sua empresa sem a contabilidade

Resposta: simples ela seria desorganizada pois a contabilidade é de extrema importância dentro de uma empresa e sem a contabilidade que organiza a parte financeira provavelmente ela não teria crescido e evoluído.

Você faz algum investimento baseado nas informações da contabilidades? Quais?

Resposta: Sim todo investimento que eu faço tenho que consulta o que esta entrando as contas que tem que ser paga e se á condições e capital para um investimento. Procuro investir primeiro na empresa sempre renovando e adquirindo maquinário para fabrica para aumentar a produção.

Em segundo plano faço investimento na minha vida pessoal.

4 CONCEITO DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITA, DESPESAS, GANHOS E PERDAS

Entendemos que o conceito básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para o ensino de Contabilidade e Administração.

Um domínio adequado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são fundamentais para o desenvolvimento da Teoria Contábil. De igual forma, o desenvolvimento das técnicas de identificação e mensuração dos itens dos relatórios contábeis contribui para o aperfeiçoamento do seu uso e para a melhoria dos processos de registro e gestão. Para Watts e Zimmerman (1986), o objetivo da teoria contábil, pelo menos sob o enfoque positivista, consiste em explicar e predizer a prática contábil. O domínio da mensuração apropriada do valor econômico de ativos, passivos, patrimônio líquido, despesas, receitas, perdas e ganhos tornam-se cruciais, demandando a necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que possam fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. O domínio da mensuração apropriada do valor econômico de ativos, passivos, patrimônio líquido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com