TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um profissional contabil atuando na controladoria de uma entidade

Por:   •  13/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.018 Palavras (17 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL CONTÁBIL ATUANDO NA CONTROLADORIA DE UMA ENTIDADE.[1]

Renata Longo Antunes
Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
E-mail: renata.antunes@unisul.br

RESUMO


O presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância da presença de um profissional contábil atuando na controladoria de uma entidade. Sendo os objetivos específicos: (a) caracterizar a controladoria; (b) identificar as atribuições do controller; (c) reconhecer da contribuição dos conhecimentos contábeis para a realização da controladoria. A funções das atividades exercidas pela a Controladoria atual tornam-se fatores vitais para o controle e planejamento de uma entidade com ou sem finalidade lucrativa, tanto para médio e longo prazo sendo também de grande importância a presença de um profissional Contábil atuando nesta área. A pesquisa será descritiva, quanto aos procedimentos metodológicos será bibliográfica. Todos os objetivos foram atingidos e pode-se analisar e demonstrar a importância de um profissional contábil atuando na Controladoria de uma entidade.

1 INTRODUÇÃO

Com o crescimento do desenvolvimento das entidades, cada vez mais as mesmas veem buscando por profissionais que possam lhes proporcionar informações confiáveis na parte operacional, financeira e contábil. A partir dessa necessidade, é que surge o papel da controladoria.

Para Oliveira; Junior e Silva. (2005) entende-se como controladoria o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade. Uma controladoria eficiente e eficaz deve ser capaz de organizar e reportar dados e informações relevantes para as tomadas de decisões, exercer uma força ou influência capaz de influir nas decisões dos gestores.

Como pode-se perceber as atividades do controller estão diretamente ligadas ao perfil do profissional contábil tendo também muitos aspectos contábeis, estando aliadas a legislação tributária e fiscal. Também está ligada a contabilidade gerencial pois segundo Crepaldi, (2004) "A Contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Mesmo nas economias mais simples, é necessário manter a documentação dos ativos, das dívidas e das negociações com terceiros. O papel da contabilidade torna-se ainda mais importante nas complexas economias modernas. Uma vez que os recursos são escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas e para identifica-las são necessários os dados contábeis."

Diante do exposto surge a seguinte questão problema: Qual a importância da presença de um profissional contábil atuando na controladoria de uma entidade?

O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a importância da presença de um profissional contábil atuando na controladoria de uma entidade.

Sendo os objetivos específicos: (a) caracterizar a controladoria; (b) identificar as atribuições do controller; (c) reconhecer da contribuição dos conhecimentos contábeis para a realização da controladoria.

A contabilidade tornou-se ferramenta importante para as empresas na tomada de decisão. Após a departamentalização dos setores foi necessário a integração dos departamentos através de sistemas de informação integrados, e assim, a necessidade da Controladoria.

A pesquisa será descritiva, quanto aos procedimentos metodológicos será bibliográfica.

Esta pesquisa encontra-se estruturada em cinco seções. A introdução contém o objetivo geral, o problema e justificativa. Na segunda a revisão da literatura, na terceira seção apresenta-se os procedimentos metodológicos, na quarta a análise e discussão dos dados e por fim as considerações finais.

Palavras-chave: Controladoria; Controller; Contabilidade;

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta sessão será apresentado um esboço teórico da pesquisa formado por Controladoria Estratégica, Controladoria Avançada e Controladoria Gerencial.

2.1 Contabilidade Gerencial

Não pode-se falar sobre Controladoria sem ter uma concepção geral sobre o que é a Contabilidade Gerencial, para Crepaldi (2004) a Contabilidade é fundamental na vida econômica, até mesmo nas economias mais simples, pois é necessário manter registros dos ativos, das dívidas e das negociações com terceiros. Nas economias modernas o papel da Contabilidade torna-se ainda mais importante, uma vez que os recursos são escassos e faz-se necessário escolher as melhores alternativas, para que isso seja possível são necessários dados contábeis.

A Contabilidade Gerencial para Crepaldi (2004) é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É direcionada para que os recursos econômicos sejam melhor utilizados na empresa, através de um sistema de informação gerencial.

As empresas constantemente utilizam informações para tomada de decisão, entretanto para Crepaldi (2004, p.22) “as informações fazem mais que comunicar. O tipo de informação comunicada provoca ações que determinam o desempenho da empresa.”

2.2 Controladoria

Há uma imensa carência de um profissional contabilista com uma visão empresarial, financeira e estratégica o que torna muito difícil entender as reais necessidades dos usuários de pequenos e médios negócios. A maioria dos profissionais estão se limitando apenas as rotinas de escriturações e partes fiscais das empresas deixando de lado aquela tão valorosa atribuição a mais que o Contador está habilitado a fazer.

Para Oliveira; Junior e Silva (2005, p.13)

Pode-se entender Controladoria como o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da Contabilidade.

Para Padoveze (2005), a controladoria deve participar ativamente de todo o processo de gestão empresarial, que compreende o ciclo de planejamento operacional ou de médio prazo e programação de planejamento de curto prazo. Tendo como instrumento básico o sistema de informação contábil ou de controladoria, que é caracterizado como gerencial, uma vez que quem atua no mesmo é o controller ou contador geral em todas as etapas do processo de gestão.

Dessa maneira segundo Padoveze (2005 p.01) “todas as teorias, os conceitos e as técnicas da ciência contábil devem ser internalizadas em todos os subsistemas e sistema de informação de controladoria.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (284.7 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com