TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Sistema para a contabilidade

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do Sistema para a Contabilidade

Segundo Santos (2009), o bom andamento da atividade contábil constitui fator determinante para o sucesso da empresa. A contabilidade fornece informações que fundamentam os planejamentos, decisões e controles das empresas. O avanço tecnológico para a área contábil interferiu, também, na atuação do profissional contábil, pois, este teve que se adaptar a novas tecnologias, abrindo espaço para seu estabelecimento, como também aprendendo a lidar com os novos conhecimentos provenientes de tal avanço. Essas mudanças determinaram o estabelecimento definitivo da informática como necessidade para o contador, pois na atualidade seu trabalho poucas vezes é desenvolvido sem esse aparato. É mais seguro, propicia conforto, permite inovações com criações de programas específicos, além de se configurar como um diferencial de competitividade.

Ao sistema de informação contábil a tecnologia é instrumento de trabalho, e desse modo operacionaliza com eficiência seus atributos na medida em que seus comandos forem usados de forma responsável e por uma pessoa capacitada para isso. Esses equipamentos devem trabalhar em conjunto com os demais componentes do sistema interagindo, especialmente, com os aplicativos, dados, pessoas, procedimentos sendo útil ao sistema contábil.  Para agilizar a contabilidade, as empresas implantam sistemas de informações tecnológicas, que facilita e agiliza a escrituração, auxilia a administração gerencial e expõe com rapidez a apuração dos tributos divulgando os lucros ou prejuízos da contabilidade gerencial da empresa.

O Sistema de informação usado nas contabilidades é um procedimento adotado para o funcionamento e processamento das atividades, especificas e, também, como todo de forma interativa e circular.   O sistema de informação envolve os recursos utilizados para processar informações circulantes na organização, transformando essas em procedimentos para atingir os objetivos pré-definidos.

A relevância da informação para a empresa constitui-se matéria prima para a administração, pois os processos operacionais e físicos necessitam de procedimentos específicos para o desenvolvimento de suas funções básicas que são os recebimentos de dados, processamento e geração de informações.

É primordial a informática na efetivação do SIC. Esta vem aumentar a produtividade dos serviços, estimular os profissionais da área, promover a facilidade de uma leitura prévia dos relatórios, eficiência no atendimento às exigências dos órgãos/entidades quanto ao cumprimento de prazos, acesso fácil às informações, segurança, menor ocupação do espaço físico, entre outras facilidades decorrentes das mudanças estruturais.           

A contabilidade evolui de acordo com as necessidades e a evolução do sistema de informação tecnológica, ganhando espaço na administração empresarial e econômica das empresas, dando a devida importância ao registro das transações comerciais, controlando as informações para analises do patrimônio. A informática torna-se uma ferramenta primordial na área contábil, influenciando no desenvolvimento e agilidade das tarefas do cotidiano dos contabilistas, que passam a avaliar a vida financeira da empresa, planejando como controlar os custos financeiros e verificando como está o desempenho operacional dos administradores, que tem como desafio captar as informações disponibilizadas pelo setor contábil para a tomada de decisões com habilidade e rapidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com